As ?nuvens? computacionais

 Todo mundo fala em computação nas nuvens (cloud computing) mas poucos tem noção extensão deste conceito. É verdade que a própria metáfora e a tradução equivocada para computação “nas” nuvens, ao invés de “em” nuvens, por si só, já contribuem para a confusão sobre o tema.

                Antes de qualquer coisa é importante ficar claro que a “nuvem” é de máquinas que encontram-se conectadas pela internet, e por aí nos fornecem uma variada gama de serviços. Portanto,  não tem nada de “abstrato ou virtual” no sentido de imaterialidade, como soia aparecer.

                A principal vantagem de seu uso é a economia associada com a acessibilidade, ou seja, a praticidade aliada à redução de custos. Atualmente ela nos permite um rol de produtos que vão do simples armazenamento de dados à possibilidade de uso remoto de processadores, passando por plataformas, suporte e tudo que envolve Tecnologia da Informação. Assim, a computação em nuvens é uma nova forma de organização da sociedade tecnológica que como num passe de mágica nos permite migrar dos nossos desktops, notebooks e aparelhos móveis para servidores corporativos em nuvem computacional.

                A economia está na otimização do uso, conhecida como utility computing cujo objetivo é fornecer suporte físico para armazenamento, processamento e banda com acesso facilitado; um verdadeiro "shopping" na web. Ela vem na onda da economia por escala potencializada pelo volume de usuários de determinado serviço. A teoria da "cauda longa", bem descrita no livro de mesmo nome de autoria de Chris Anderson, sintetiza bem a mudança no conceito do comércio de bens e serviços por volume, demanda e escala.         

                Sabe-se que ao longo da evolução tecnológica a busca é pelo aumento de velocidade da capacidade de processamento e de armazenamento, bem como pela diminuição do tamanho físico dos aparatos eletrônicos e digitais. As palavras de ordem tornaram-se: desempenho, mobilidade, disponibilidade e confidencialidade. Atualmente, a estas palavras foi adicionada ainda a palavra liberdade, fazendo com que a nuvem afete desde o usuário casual até o desenvolvedor de software, do gerente de tecnologia da informação ao fabricante do hardware.

                A nuvem está colocando em discussão os princípios básicos de segurança (confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade) e, ainda, os aspectos de autoria, irrefutabilidade e auditabilidade afirma a professora e perita Dra. Cinthia de O. Freitas. Que ainda questiona se todos estes princípios poderão ser mantidos pela nuvem? Que garantias terá o consumidor? Que obrigações terá o fornecedor? Portanto, muitas são as perguntas e dúvidas sobre a forma de contratação, o modelo de negócios, as vantagens e riscos advindos da nuvem computacional.

                Como questões em aberto ainda pode-se citar a localização física dos dados: como será tratado, pelo provedor da nuvem, o conjunto de dados e informações caso o usuário deixe de pagar pelo serviço? E em se tratando de dados hackeados, como garantir a identificação das partes durante o acesso e uso dos dados/informações?

                 Caso o leitor faça uso, por exemplo, do serviço de e-mail (Gmail) ou do editor de texto (Google docs), ambos da Google, ele já é um usuário de uma nuvem pública. Porém, poucos usuários ficam atentos aos termos de uso pincipalmente no que diz respeito aos itens de exclusão de garatias e limitação de responsabilidade.

                Os conceitos de "nuvem pública" (acessado por todos indiscriminadamente), nuvem privada, (usado por organizações em sistema fechado), e ainda em comunidades e híbridas, permitem diferentes modelos de implantação e refletem a demanda pelos processo de negócios em nuvens com foco nas questões acima citadas.

                Certamente as maiores barreiras da computação em nuvens estão no sigilo e armazenamento. Nossa cultura milenar do papel desenvolveu o senso de posse e guarda e tudo aquilo que não está sob nosso olhar, gaveta, armário ou cofre, não nos parece seguro. Sabemos todos, o quanto dessa cultura permanece nas pessoas, refletindo em empresas, organizações privadas e públicas.

                No tocante a documentos queremos crer que somente aqueles originalmente digitais terão seu espaço e ambiente amplamente difundidos nas nuvens. Mesmo assim raros são os casos de uso público, pois o ambiente empresarial, legal e político praticamente impõe o armazenamento e trânsito em servidores e redes privadas.

                A verdade é que a computação em “nuvens” veio para ficar e só o futuro nos dirá como essa inundação de documentos será administrada. Aos notários, que são obrigados a armazenar acervos centenários em papel, carece uma legislação objetiva sobre a preservação em papel e digital. Sobre os primeiros me pergunto: Até quando seremos obrigados a manter verdadeiros “museus”?

                

Últimos posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *