Quanto tempo pode durar um casamento?

 

O casamento mais efêmero do mundo, digno de figurar em livro de recordes, certamente aconteceu no estado de Goiás.

O Tribunal de Justiça Goiano, em sua página na internet (cf. http://www.tjgo.jus.br/bw/?p=24212) repercutiu a sentença da Juíza de direito da 2ª Vara de Família, Sucessões e Cível, Dra. Maria Luíza Póvoa Cruz, que determinou a anulação do casamento de E.T.F e M.A.D.

O casal manteve-se casado somente por três horas.

Apenas 180 minutos de vida conjugal foi suficiente para evidenciar a incompatibilidade entre ambos, o que motivou o fim deste casamento relâmpago, o mais rápido do centro-oeste e, provavelmente, da história mundial.

Ficamos a imaginar se a causa da decepção e do rompimento teria se dado já na festa do casamento ou imediatamente antes do início da lua-de-mel –  que certamente nem ocorreu, ou, se ocorreu, foi igualmente rápida –  mas esta sórdida curiosidade não pode ser satisfeita pela justiça que, por força de lei, mantém casos desta natureza sob o manto do conhecido “segredo de justiça”.

Um aspecto jurídico interessante sobre o assunto merece ressalva: não se trata de divórcio ou separação judicial; neste caso temos uma autêntica anulação de casamento. Os ex-cônjuges, com tal sentença judicial, voltaram ao estado de solteiros, como se nunca tivessem sido casados antes e isso é de rara ocorrência nos dias atuais. As pessoas preferem simplesmente fazer a separação ou o divórcio, procedimento mais simples, comum, menos oneroso e trabalhoso para todos, inclusive para a Justiça.

Em alguns casos a vida conjugal, efetivamente, perdura por menos de um ano; mesmo assim, por questões de praticidade e economia, é comum se aguardar o aniversário do 1° ano de casamento e então fazer a separação judicial, ou notarial que, por expressa disposição legal, só pode ser feito após o decurso do prazo mínimo de um ano do casamento (art. 1574 do Código Civil) 

Últimos posts

EXIBINDO 0 COMENTÁRIOS

  1. José Hildor Leal disse:

    E pensar que o meu já dura 30 anos… e espero além de mais outros 30.
    Viva o amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *