Artigo – O Dia em que o Cartório (quase) Parou – Por Arthur Del Guércio Neto

  em Notarial

Todos os segmentos da sociedade sofrem com o coronavírus. Um mundo que corria em ritmo desenfreado, subitamente para, desacelera, diante de uma situação nunca imaginada.

Em Itaquaquecetuba, cidade na qual sou Tabelião, os rumores sobre a proliferação do vírus tomaram força no dia 16 de março, uma segunda-feira. Nesse dia os sites de notícias já estavam lotados de informações sobre a situação, sua gravidade, expansão etc.

Nos primeiros dias, ainda um tanto quanto perdidos em meio ao mar de menções, trabalhamos normalmente. No entanto, já na quarta-feira, dia 18, a situação ganhava ares de insustentabilidade. Colaboradores nervosos (e com razão), pessoas indo ao cartório não tão preocupadas, ambientes repletos de pessoas simultaneamente… algo precisava mudar!

Na quinta-feira, autorizados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, reduzimos a jornada de trabalho ao público para 4 horas, adotando incontáveis medidas para conter a aglomeração de pessoas. Do lado de dentro do cartório conseguimos (penso); do lado de fora, aquelas mesmas despreocupadas pessoas pareciam viver como se nada ocorresse. Indagávamos sobre a urgência de seus casos, mas naquele momento ir ao cartório parecia um dos poucos programas que restavam.

Sexta-feira, nova jornada reduzida, e a viabilidade de um plantão online, ainda mais restrito, evoluía em conversas por todo o Brasil. O público do cartório? Continuava por lá! As pessoas tendem a não dar grande relevância àquilo que ainda não as atinge de forma direta.

Pensando no bem estar físico e mental da equipe, e ainda da sociedade de Itaquaquecetuba, optamos por atender com um plantão online de segunda-feira, dia 23 de março, minimamente até o dia 07 de abril vindouro. Somente uma medida mais drástica manteria as pessoas em suas casas, num momento em que isso é absolutamente primordial.

Com isso, o cartório quase parou! Quase porque mantivemos o plantão online, mas, como a maioria dos atos demanda a presença física dos envolvidos, atender remotamente é um quase “não atender”.

Essa não é a primeira vez que o funcionamento regular dos cartórios foi afetado por fatores externos: gripe suína, H1N1, greve dos caminhoneiros, manifestações populares, ataques de facções criminosas… mesmo não sendo algo inédito, certamente o coronavírus foi o mais brutal dos fatores externos. Muitas portas fechadas, pessoas com medo, incertezas quanto ao futuro são alguns dos componentes do cenário que protagonizamos.

Por isso, o baixar as portas físicas de nossa estrutura foi um momento de muita reflexão. Em quais condições vamos retornar?

Sou otimista, e penso que, apesar dos duros tempos que enfrentaremos, tempos de adaptação e resiliência, essa situação vai passar.  A população brasileira, em sua maioria, está empenhada na batalha, e o isolamento social é uma medida necessária.

Com o desenrolar das semanas, voltaremos a ter contato físico mais próximo, cauteloso, e de coração espero que não retornemos ao “normal” que era vivenciado. Um mundo afobado, sem valorização de sentimentos e condutas humanas, com uma insuportável e sufocante falta de tempo.

Que o mundo real passe a ser mais enaltecido, o contato com a família, os momentos de nada fazer, o direito de em nada pensar!

Os cartórios? Ah, esses estarão onde sempre estiveram, ao lado da população, zelando por suas relações e garantindo segurança jurídica e paz social. Avanços ocorrerão, e a certeza de presença maciça dos cartórios na Nova Era é absoluta.

Mais do que nunca, a sociedade brasileira necessitará da atuação de pessoas imparciais, voltadas a entender e resolver os seus problemas, demanda que se encaixa perfeitamente no que fazem Notários e Registradores.

ARTHUR DEL GUÉRCIO NETO – Tabelião de Notas e Protestos em Itaquaquecetuba. Especialista em Direito Notarial e Registral. Especialista em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica. Escritor e Autor de Livros. Palestrante e Professor em diversas instituições, tratando de temas voltados ao Direito Notarial e Registral. Coordenador do Blog do DG ( www.blogdodg.com.br ).

Últimos posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *