Prazo de nulidade de escritura fraudulenta

  em Noticias

Eis o resumo do REsp 184508 STJ:

No caso em comento foi ajuizada ação declaratória de nulidade de ato jurídico c/c reivindicatória de bem imóvel sob o argumento de que um imóvel foi alienado de forma fraudulenta, ou seja, com uma procuração foi falsa. Houve então lavratura da escritura pública de compra e venda e posteriores alienações registradas em cartório. O autor do processo encontrou os autores do ato ilícito, contudo, firmou acordo com eles de Assunção de Dívida que não foi cumprido.

Por conseguinte, tendo em vista que a dívida não foi cumprida, a parte prejudicada resolveu ingressar com ação para que as alienações fossem declaradas nulas com o consequente cancelamento dos registros. Ocorre que a sentença acatou a alegação de prescrição do direito de ação e extinguiu o feito com base no art. 269, IV, do CPC.

O autor recorreu para o Tribunal que fundamentou que enquanto não consumado a usucapião, vivo se encontraria o direito de propriedade e, consequentemente, o de reivindicar o imóvel.

Inconformados, os réus interpuseram recurso especial alegando que a violação ao direito do autor ocorreu com a transcrição no registro imobiliário competente da escritura pública de compra e, por conseguinte, que o autor teve conhecimento das transações, quando, inclusive, acordou com os supostos falsários em receber o seu crédito mediante notas promissórias.

Nessa medida, como o autor não procurou anular a venda ilegal do seu imóvel, como era do seu direito, ao assim agir, o autor convalidou o contrato de compra e venda do imóvel. Por isso mesmo, a prescrição é a do art. 178, § 9º, V, “b”, do Código Civil, que assim estabelece: “Prescreve em quatro anos a ação de anular ou rescindir os contratos, para a qual se não tenha estabelecido menor prazo; contado este, no caso de erro, dolo, simulação ou fraude, do dia em que realizar o ato ou o contrato.”

 

Referências Bibliográficas

BRASIL. Código Cívil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em 25 julho 2016.

______. Direito Net. REsp 184508 STJ. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/jurisprudencia/exibir/417223/STJ-REsp-184508-GO-RECURSO-ESPECIAL-1998-0057233-3. Acesso em 25 de julho 2016.

Últimos posts

EXIBINDO 0 COMENTÁRIOS

  1. Elaine disse:

    Excelente resumo, como sempre. Trago à discussão um recentíssimo precedente do STJ que, apesar de não ser caso concreto idêntico, é bastante similar – trata sobre negócio jurídico e falsidade da assinatura – que destoa do precedente acima trazido.
    Ao ler primeiramente o artigo – só depois tive conhecimento do julgado do STJ – fiquei tendenciosa a achar que seria nulidade absoluta é impossível sua convalidação, como ficou entendido pela turma do STJ.
    Aproveito para agradecer as constantes contribuições, sempre muito enriquecedoras para mim.

  2. many disse:

    Bagaimana Terapkan untuk Sertifikat, IELTS sertifikat, PASPOR, ID Card, VISA, SIM, Kartu hijau. IDP TOEFL, GMAT, ESOL, ijazah, diploma, ID Card, driver License, akte kelahiran, surat nikah, Tanah / Properti Sertifikat kepemilikan dan banyak DOKUMEN lainnya. (((Ieltsonline10@gmail.com)))
    LEBIH…
    Membeli IELTS sertifikat, PASPOR, ID Card, VISA, SIM, Kartu hijau. IDP TOEFL, GMAT, ESOL, ijazah, diploma, ID Card, driver License, akte kelahiran, surat nikah, Tanah / Properti Sertifikat kepemilikan dan banyak DOKUMEN lainnya. (((Ieltsonline10@gmail.com)))
    Kami adalah tim spesialis IT berorientasi dalam membantu Anda untuk mendapatkan TOEFL, IELTS, IDP, ESOL, GMAT CELTA / DELTA, GELAR, IJAZAH & Sertifikat Bahasa Inggris lainnya AS serta ID Card, driver License terdaftar. Kami memproduksi TOEFL & IELTS, ESOL, dan CELTA / DELTA, GELAR, IJAZAH Bahasa Inggris untuk Anda dengan Setiap Otentikasi dan Verifikasi.
    Membeli sertifikat IELTS asli
    Membeli dan Menjual Asli Sertifikat IELTS online di Yordania
    Jual Asli IELTS Sertifikat online di Uni Emitates, UEA, DUbai
    Jual Sertifikat IELTS Asli online di Bahrain
    Jual Sertifikat IELTS Asli online di Algeria
    Jual Asli IELTS Sertifikat online di Arab Saudi
    Jual Asli IELTS Sertifikat online di Timur Tengah
    Bisakah kita menipu dalam IELTS atau membuat jalan pintas atau membayar uang dan mendapatkan sertifikat
    Kami menjual Terdaftar IELTS Sertifikat
    membeli sertifikat British Council IELTS

    Untuk penyelidikan Setiap, hubungi kami:
    E-mail: ieltsonline10@gmail.com
    skype: linda.j97
    whatsapp: +237683785078
    Website: https://ielstonline.wordpress.com/
    Blog / situs: http://company.fm/IELTS-ONLINE-3070875.html
    Twitter: https://twitter.com/ieltsonline10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *