carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Fundada a Seccional do Piauí do Colégio Notarial do Brasil


Cerimônia de posse da diretoria e fundação do Colégio Notarial do Brasil – Seccional Piauí ocorreu na manhã desta segunda-feira (25/07).

Um novo marco histórico para o Notariado ocorreu na manhã desta segunda-feira (25/07): a fundação do Colégio Notarial do Brasil – Seccional do Piauí (CNB/PI). Integrando a 23ª Seccional Estadual do País, o CNB/PI elegeu Anna  Bárbara Alencar de Sá e Freitas Silveira, da 6ª Serventia Extrajudicial de Notas de Teresina, como presidente da chapa-única apresentada durante a cerimônia de fundação da entidade e posse da diretoria.

O evento, realizado de forma digital, reuniu a presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira de Barros, e os membros de sua diretoria Andrey Guimarães Duarte, Eduardo Calais, José Renato Vilarnovo e Ubiratan Guimarães, junto dos notários e notárias piauienses que comporão a mesa diretiva da nova Seccional. Estiveram presentes também os presidentes das Seccionais de Rondônia, Arijoel Santos, da Bahia, Giovani Guitti Gianellini, e do Rio Grande do Sul, José Flávio Bueno Fischer.

A presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, iniciou a cerimônia ao parabenizar os primeiros passos do CNB/PI rumo à sua organização institucional em prol dos tabeliães do estado. “Este é um importante momento pois cria uma ponte entre o Piauí e o Conselho Federal, que está de braços abertos para entender e dar suporte às demandas do notariado no estado”, explicou. Em seguida, o presidente do CNB/BA e um dos principais agentes na criação do CNB/PI, Giovani Guitti Gianellini, apresentou todos os membros da diretoria do Piauí e parabenizou a “coragem dos colegas notários que decidiram dar voz aos profissionais do estado em busca de superar seus desafios e dificuldades cotidianas”.

O diretor do CNB/CF e presidente da Academia Notarial Brasileira, Ubiratan Guimarães, ressaltou que a história do Notariado Piauiense “percorreu uma longa jornada e escreveu uma história de superações e força, mas que hoje abre um novo capítulo rumo ao desenvolvimento e à melhoria da atividade”.

O presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, comentou a importância do estado para o Brasil, por suas “riquezas naturais e histórica que todos os cidadãos deveriam de conhecer”, e estendeu um convite aberto de “suporte e companheirismo” em nome do Notariado Brasileiro. “Estamos muito contentes de dividir este espaço e estar em contato com a nova diretoria do CNB/PI e convido a todos a integrarem essa grande mesa de debates e conversas que estão presentes por meio do Colégio Notarial do Brasil”, concluiu.

Coube a Ricardo Afonso de Araújo Costa, do Ofício Único de Luzilândia/PI, a leitura da Ata de Fundação da Seccional, formalizando a cerimônia de fundação do CNB/PI e a posse de sua diretoria.

Leia agora a entrevista do CNB/CF com a presidente da nova Seccional do Piauí, Anna  Bárbara Alencar de Sá e Freitas Silveira:

CNB/CF – Pode nos falar um pouco sobre a essencialidade da presença do Notariado no Piauí e no Brasil?

Anna Bárbara – A capilaridade do Notariado, estando praticamente em todas as cidades brasileiras, possibilita sua aproximação da sociedade, o cidadão busca os cartórios para satisfazer suas demandas, possuindo papel fundamental na prevenção de litígios e na formalização jurídica de suas vontades.

A cada cópia autenticada, a cada firma reconhecida, a cada procuração ou escritura lavrada, é uma nova ferramenta para trazer seguridade às relações sociais, o cidadão CONFIA nos cartórios.

CNB/ CF – Qual a importância da criação da Seccional do Piauí?

Anna Bárbara – A criação da Seccional do Piauí é peça essencial na edificação de um notariado piauiense ainda mais unido, capacitado, inovador e apto a solucionar as demandas da sociedade que estão em constante transformação.

CNB/CF – Quais os principais desafios do Notariado no estado? E como representatividade do Notariado no estado ajudará na solução desses desafios?

Anna Bárbara – Os principais desafios do Notariado no estado do Piauí são a ausência de uniformização na prática dos atos notariais e a carência de instituições de capacitação e de aprimoramento.

Com a união dos notários e consequente fortalecimento da classe, é possível a realização de políticas de uniformização de práticas e de qualificação e aprimoramento de tabeliães, escreventes e prepostos para que desempenhem sua atividade com excelência, trazendo cada vez mais a sociedade para perto dos cartórios.

CNB/CF – Quais os principais pontos que serão tratados nesta gestão?

Anna Bárbara – Capacitação e preparação constante de notários, escreventes e prepostos; orientação e aprimoramento dos métodos de gestão dos Tabelionatos; uniformização e inovação na prática dos atos notariais; e congregação dos associados.

CNB/CF – Qual mensagem gostaria de deixar para os tabeliães piauienses?

Anna Bárbara – O tabelionato nos realiza sobremaneira, paixão é o que nos move, trazer segurança jurídica ao cidadão, servir, atender, entender, resolver – e porque não – encantar nossos clientes.

Sigamos servindo a sociedade com gentileza, rapidez e qualidade, executando de modo eficiente, humanizado e eficaz os atos notarias, e buscando garantir a segurança jurídica e a satisfação dos nossos usuários. Sigamos unidos, pois como ensina um provérbio africano: se quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá em grupo. Paz e Bem.

DIRETORIA PRINCIPAL

Presidente:

Anna Bárbara Alencar de Sá E Freitas Silveira – 6a Serventia Extrajudicial De Notas De Teresina

Vice-Presidente:

Ilimane Oliveira Fonseca – Ofício Único De Demerval Lobão

Tesoureiro:

Osimar Costa Sousa – Oficio Único De Canto Do Buriti e Ofício Único De Caracol

Secretário:

Vicente Orlando Borges Piauilino – 1ª Serventia Extrajudicial De Registro Geral De Bom Jesus-Pi e 2ª Serventia Extrajudicial De Tabelionato De Bom Jesus

Conselho Fiscal Titular:

Ricardo Afonso De Araújo Costa – Ofício Único De Luzilândia

Leonardo Evangelista Bezerra – Ofício Único De Miguel Alves

Conselho Fiscal Suplente:

Diogo Alber Burnier Ganimi Costa – Ofício Único De Santa Filomena

Silvia Lopes Martins – Ofício Único De Marcolândia, Ofício Único De São Julião  e Ofício Único De Alagoinha Do Piauí

Conselho De Ética:

Geórgia De Brito Medeiros – 2º Tabelionato De Piracuruca

Felipe Gomes De Paula – Ofício Único De Angical Do Piauí e Ofício Único De São Gonçalo Do Piauí