carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Revista de Direito Notarial recebe certificação inédita Qualis Capes

QUALIS-PERIÓDICOS | Biblioteca Universitária

Com 14 anos de história e publicada pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), a Revista de Direito Notarial (RDN) obteve a certificação Qualis Capes, categoria B3 de qualidade, e se tornou a primeira publicação técnico-científica da área extrajudicial brasileira a pontuar no programa. O feito classifica o periódico como uma publicação de relevância em sua área de estudo e a torna ainda mais atraente para pesquisadores mestrandos e doutorandos que queiram publicar artigos jurídico em uma publicação validade pela Capes.

Conheça a nova edição da Revista de Direito Notarial (RDN) - CNB/SP  Institucional

Fundador da RDN durante sua gestão à frente do CNB/SP entre 2008 e 2009, Ubiratan Guimarães ressalta que “representa uma conquista histórica do notariado brasileiro, não só bandeirante, pois reforça a relevância da revista e eleva o notariado como um todo, ao possibilitar que os autores acadêmicos tenham um veículo base para suas publicações com reconhecimento de alto nível.”. Para o presidente, essa construção – fruto de muito “zelo, esforço e competência” – deve ser constantemente mantida para que novas conquistas sejam atingidas.

O coordenador editorial da publicação, Wilson Levy, explica que diversas melhorias foram integradas à publicação ao longo do último ano. “Para iniciarmos com a classificação B3 reformulamos o Conselho Editorial e passamos a integrar de forma ainda mais contundente os professores doutores e coordenadores de importantes cursos de pós-graduação em Direito do País”, explica, destacando também a implementação de uma versão da revista em suporte digital como um dos fatores chave para o reconhecimento Qualis Capes.

Levy ressalta também um objetivo “ambicioso” para a publicação, a de garantir uma classificação A nos próximos quatro anos. “A classificação A reconhece a relevância de nível internacional de uma publicação. Poucos projetos alcançam este nível, mas continuaremos um trabalho de extremo cuidado, carinho e estudos para conquistarmos este novo espaço dentre as publicações tecno-científicas mais relevantes do mundo”.

Alguns dos principais critérios de avaliação da Qualis Capes são a qualidade dos artigos, sua relevância e originalidade à sociedade, sua periodicidade e longevidade, a difusão e popularidade da revista, assim como a qualidade de seu corpo editorial e a diversidade de origens do trabalho. “Por tais razões, convidamos os mestres e doutores brasileiros a contribuírem e considerarem publicações na RDN, para que cada vez mais este trabalho ganhe força entre a atividade notarial do país”, diz Levy.

Para a diretora do CNB/CF e membro da Comissão de Notáveis da revista, Ana Paula Frontini, a RDN é um projeto “muito importante, que se ressignifica a cada ano como uma luz de conhecimento sobre o oceano do Direito Notarial”, disse. “Tenho a honra de presenciar um novo passo na trajetória de sucesso da revista com a certificação Qualis Capes, posicionando a publicação como um baluarte da pesquisa científica da área no Brasil e, quem sabe em breve, no mundo”.

A classificação Qualis Capes é feita anualmente por comitês compostos por consultores anônimos de cada área de avaliação e com critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Autores podem checar as regras de submissão de artigos da RDN clicando aqui.