carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

A prática notarial na Eslováquia: tecnologia permanentemente em ascensão

Na Eslováquia, para exercer a profissão de notário, é preciso cumprir algumas exigências que envolvem formação e tempo de atividade prática. Confira a entrevista de Peter Danczi, notário no país europeu.
 
 
CNB-CF – Como é o acesso à profissão notarial na Eslováquia? Necessita de prática ou algum exame de admissão?
 
Peter Danczi – Para se tornar notário em meu país, primeiro é preciso ser um advogado. Em seguida, ter exercido pelo menos cinco anos a profissão. Por fim, prestar um exame especial.
 
 
CNB-CF – Qual é o nível de utilização da tecnologia na atividade prática diária? As escrituras notariais já são realizadas eletronicamente?
 
Peter Danczi – Na Eslováquia, todos os notários precisam usar a tecnologia. Todos os registros são feitos de forma eletrônica, e sem conseguir acessá-los, a realização de qualquer escritura fica impossibilitada.
 
 
CNB-CF – Qual é a imagem que a população tem da atividade notarial? A população vê a importância deste serviço para a sociedade?
 
Peter Danczi – Esta é uma resposta subjetiva, mas posso dizer que, em minha visão, a imagem dos notários está melhorando ano a ano. Isso é ótimo.
 
 
CNB-CF – Quais são os critérios para a divisão notarial no País? Por população, serviço de demanda ou por lei?
 
Peter Danczi – Este é um problema que ainda enfrentamos. Não existe um critério de fato e isso nos traz uma certa preocupação. O Ministério da Justiça pode, a qualquer momento, fazer surgir uma nova serventia.
 
 
CNB-CF – Quais os principais atos praticados pelos notários no País?
 
Peter Danczi – Legalização de assinatura, cópia de assinaturas, ações de sucessão e contratos. Nesta ordem.