Roma (Itália) – 15 a 19 de setembro de 2014
Estão abertas as inscrições para a terceira edição da Universidade do Notariado Mundial, iniciativa da União Internacional do Notariado (UINL) que tem como objetivo fomentar o intercâmbio jurídico entre notários dos diversos países, além de oferecer uma formação de qualidade técnica e prática aos participantes, objetivando a integração do notário aos novos negócios jurídicos em um mundo globalizado.
Com duração de uma semana e composto por seis diferentes cursos e três conferências especiais, a formação será conduzida por professores universitários que atuarão em cada um dos módulos sempre acompanhados por notários de diferentes nacionalidades. As aulas serão ministradas em francês e inglês e abordarão temas doutrinários com atividades práticas notariais.
Os candidatos interessados em participar da Universidade do Notariado Mundial devem ter menos de 35 anos, ser associado ao Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal ou uma das seccionais e enviar seu curriculum vitae ao Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), entidade responsável pela indicação dos notários brasileiros, através do e-mail: ascom@notariado.org.br até o dia 15 de junho. Após as inscrições, as mesmas serão avaliadas para indicação, sendo que todas as despesas de locomoção e estadia se darão por conta dos participantes.
Entre os temas que serão alvo do curso estão: “Deontologia e Autenticidade: os pilares da função notarial”, “Direito Imobiliário: a copropriedade e a venda em estado futuro”, “Direito de sucessões: investigações genealógicas/Direito Comparado/Regulamento Europeu”, “Direito de Família: o Notário e as uniões – casamento, divórcio, adoção”, “Direito de sociedades: evoluções legislativas, papel do notário – constituição, funcionamento e modificação” e “Proteção de pessoas vulneráveis: incapacidade e disposições para a própria incapacidade”.
Esta é a terceira edição da Universidade do Notariado Mundial, que já formou mais de 70 notários de todo o mundo, em treinamentos ocorridos na Itália e em Buenos Aires. Os participantes do programa também terão acesso a outras atividades vinculadas, como visitas aos órgãos notariais italianos e participação em atividades turísticas promovidas pela UINL na cidade de Roma.