Rosário (Argentina) – Convidado a participar da II Assembleia Ordinária do Conselho Federal do Notariado Argentino (Consfed) o presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), Ubiratan Guimarães, esteve nos dias 6 e 7 na cidade de Rosário representando o notariado brasileiro e convidando oficialmente os notários do País vizinho para estarem presentes nos eventos internacionais que serão realizados entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro no Sheraton Rio Hotel & Resort, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
“Os avanços tecnológicos permitiriam – com grande ganho para vocês, pois estariam livres do meu portunhol – que eu lhes enviasse uma mensagem eletrônica ou um vídeo para convidá-los ao nosso congresso que se realizará no Rio de Janeiro. Mas a frieza das comunicações à distância não permitira lhes dizer do afeto e da ligação fraterna que une nossos notariados”, disse o presidente do CNB-CF em seu discurso perante a Assembleia.
O encontro nacional do notariado argentino contou com a presença dos presidentes e delegados das 24 Províncias do País, além de representantes do notariado do País em órgãos nacionais e internacionais. Além dos assuntos institucionais, foram debatidos os reflexos do novo Código Civil recém aprovado pelo Congresso do País, que iniciou no último domingo novo processo de eleição presidencial com a escolha dos representantes dos partidos que concorrerão à presidência da República da Argentina.
“Recebemos de muito bom grado a presença do presidente do notariado brasileiro, por meio de seu presidente, aqui na Argentina. Trata-se de uma iniciativa que demonstra grande atenção, carinho e respeito que certamente será retribuída pelos argentinos no Rio de Janeiro”, disse o presidente do Conselho Federal do Notariado Argentino, Omar Fenoglio. “Ficamos muito orgulhosos da presença do amigo Ubiratan Guimarães em nossa cidade, em uma ação de aproximação que certamente fará com que nossos notariados se tornem ainda mais próximos e desenvolvidos”, disse o presidente do Colégio de Escrivães de Santa Fé e organizador do evento, José Alejandro Aguilar, que ao final da Assembleia homenageou o presidente do CNB-CF com a entrega de uma placa.
Discurso
“O notariado brasileiro vive em 2015 um ano muito especial. Ao mesmo tempo em que buscamos resgatar um pouco da história que nos trouxe aos 450 anos de instituição da atividade notarial no Brasil, que tem suas origens no ano de 1565, com a instituição do primeiro tabelionato na cidade do Rio de Janeiro, iniciamos a construção de um novo futuro para a atividade notarial no Brasil”, disse Ubiratan, antes de relatar as recentes conquistas da atividade, como a instituição da CENSEC, do Código de Ética Notarial, da Academia Notarial Brasileira e das novas atribuições delegadas aos notários no Brasil.
O presidente do CNB-CF também destacou o novo momento do notariado brasileiro e a importância da parceria com o notariado argentino. “O notariado no Brasil se renova com a contínua realização de concursos públicos que alçam à carreira notarial jovens notários, já doutores e mestres em diferentes áreas do Direito Público e Privado e que têm contribuído para um avanço doutrinário e jurídico de nossa atividade, que culminou, em julho passado, com a instituição oficial da Academia Notarial Brasileira, que poderá beber na fonte da experiência da brilhante trajetória da Academia Notarial Argentina, na qual desejamos nos inspirar para conduzir o aperfeiçoamento técnico e científico dos notários e colaboradores -que atuam em nossos tabelionatos”.
Por fim, convidou oficialmente a delegação argentina para estar no Brasil. “Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro teremos no Brasil a realização de três eventos internacionais, juntamente com o XX Congresso Notarial Brasileiro. As Reuniões da Comissão de Assuntos Americanos, as Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado e a 2ª Conferência Afro-Americana, serão eventos que certamente ficarão marcados na história de nossa atividade e para os quais a forte presença do notariado argentino é ponto chave para que iniciemos a construção de um futuro brilhante para a nossa atividade.”