A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e a Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (ANCert) assinaram, nesta segunda-feira (22.08), em São Paulo, um acordo de assistência e cooperação mútua para a promoção do uso da Certificação Digital, durante reunião mensal do Conselho Consultivo.
O acordo foi assinado pelo presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes, e pelo presidente da ANCert, Paulo Tupinambá Vampré. "O acordo tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de projetos e aproximar as atividades desenvolvidas por ambas às entidades", disse Vampré. "A certificação digital é hoje um estandarte para o País. Este acordo representa o desejo de trabalharmos numa visão global, construindo juntos os caminhos para o desenvolvimento da Economia Digital", disse Lopes.
O convênio marca o desafio de oferecer ao consumidor online formas seguras de identificação, para eliminar o receio que possa existir no momento de colocar seus dados em qualquer site, seja o de uma loja virtual, de sites de compras coletivas, de internet banking ou outro similar.
De acordo com Manuel Matos, coordenador dos Comitês de Identidades Digitais Confiáveis e de Seguros Online da camara-e.net, o acordo é o primeiro passo de um compromisso formalizado que a camara-e.net assume no intuito apoiar o uso de identidades confiáveis no comércio eletrônico, incentivando as empresas associadas a oferecer ao consumidor online formas seguras de identificação. "Este é um esforço para que a camara-e.net possa disseminar entre os seus associados o uso de identidades digitais confiáveis", disse Matos.
Matos lembrou que hoje o consumidor está se acostumando ao uso do certificado digital devido às exigências da Receita Federal, como a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e o acesso ao Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal. "Nada impede que o consumidor continue usando o login e senha, mas queremos que a loja possa oferecer ao consumidor online uma forma segura de autenticação, com o certificado digital", disse.
Além do Comitê de Identidades Digitais Confiáveis, a camara-e.net, principal entidade multissetorial da América Latina e entidade brasileira de maior representatividade da Economia Digital, trabalha em outros 10 comitês especiais: Internet Banking; Jurídico; Meios de Pagamento na Internet; Micro, Pequena e Média Empresa; Movimento Internet Segura; Notarial; Registros Públicos; Seguros; Varejo Online e Compras Coletivas, que geram conteúdo de vanguarda e oferecem suporte técnico-institucional à entidade em sua tarefa de fomentar a cultura e a prática do comércio eletrônico.