O Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, participou do 90º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, encerrado na sexta-feira, 27/1, com a Carta do Piauí. O documento foi assinado pelos Presidentes de todos os Tribunais de Justiça dos Estados e do DF.
O Encontro foi aberto no dia 26/1 pelo presidente do TJPI, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, pela Corregedora Geral de Justiça do Tribunal, desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, e pelo presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Marcus Antônio de Souza Faver (TJRJ).
O Colegio de Presidentes de Tribunais em seu nonagésimo encontro reafirmou irrestrito apoio ao Supremo Tribunal Federal e suas decisões. A posição foi firmada na Carta de Teresina. Leia a íntegra abaixo.
COLÉGIO PERMANENTE DE PRESIDENTES DE TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL
CARTA DE TERESINA
O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL, reunido na cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, de 26 a 27 de janeiro de 2012, pela unanimidade dos seus integrantes, resolve:
I – Manifestar profunda preocupação com o momento vivido pelo Poder Judiciário, em face da notória exposição negativa a que tem sido submetido, em detrimento da democracia.
II – Reiterar a importância de ser integralmente preservada a autonomia dos tribunais, consagrada na Constituição da República.
III – Enfatizar que o ordenamento jurídico brasileiro impõe a necessidade de autorização judicial para a quebra de sigilo fiscal e bancário, em respeito à dignidade humana.
IV – Reafirmar irrestrita confiança no Supremo Tribunal Federal, garantidor máximo dos princípios constitucionais e do regime democrático.
Teresina, 27 de janeiro de 2012.