carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Cartórios do Amazonas inauguram Centro de Fisioterapia para tratamento de idosos com sequelas pós-Covid

Cartórios do Amazonas inauguram Centro de Fisioterapia para tratamento de idosos com sequelas pós-Covid

Campanha solidária conduzida pela Anoreg/AM, que contou com apoio do Colégio Notarial do Brasil, revitaliza a sala de fisioterapia do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana, que passará a atender cerca de 2 mil idosos que estão em fila de espera

 

Com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no Amazonas e auxiliar na recuperação de cerca de dois mil idosos que aguardam atendimento fisioterápico em razão das sequelas da Covid-19, os Cartórios do estado inauguraram nesta terça-feira (01.06) a Sala de Fisioterapia Tabelião Zeno Veloso, instalada no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana, localizado no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

O espaço foi equipado com fundos adquiridos pela campanha “Cartórios Solidários”, que acontece desde o ano passado, e que envolve associações e cartórios de todo o País, incluindo o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF). A presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, destacou a felicidade em ver que a contribuição dos notários brasileiros auxiliou a uma ação concreta em prol da coletividade amazonense. “A pandemia causou danos imensos à toda a sociedade, mas a situação do Amazonas solidarizou o País todo e nos mostrou uma das piores faces desta tragédia. Ajudar como entidade nacional representativa dos notários foi a ação lógica a se realizar”, disse Giselle.

O espaço foi montado com 130 equipamentos entre bicicletas ergométricas, cadeiras de rodas, macas, escadas, exercitadores respiratórios, aparelhos de pressão, faixas elásticas, halteres e outros itens, e os instrumentos foram adquiridos por meio da campanha “Cartórios Solidários”, que acontece desde o ano passado, e que envolve associações e cartórios de todo o País.

Antes da pandemia, o salão onde os equipamentos foram instalados era dedicado a eventos relacionados ao Caimi, porém, para evitar aglomerações, as atividades no local foram suspensas, tornando-o ocioso. Com a iniciativa, o espaço volta a ser utilizado, desta vez, como centro de reabilitação, substituindo a antiga sala de fisioterapia que funcionava em um espaço menor.

Para o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, a ação é um marco para o Estado. “É preciso esta união e por este motivo o Governo do Amazonas tem estimulado a participação tão importante das entidades de classe nesse processo, trazendo melhorias para o bem público. Trata-se de uma excelente iniciativa”, destacou Campêlo, acrescentando que, apesar de os dados da Covid-19 estarem mais baixos no Amazonas, é preciso que a população continue tomando os cuidados para prevenir uma nova propagação da doença, enquanto a vacinação avança.

Os Caimis ofertam atendimento ambulatorial voltado aos idosos, com ênfase no manuseio das doenças prevalentes da terceira idade e nas ações preventivas. Na unidade do bairro Compensa são disponibilizadas especialidades como geriatria, gastroenterologia, clínica médica, odontologia, fisioterapia e equipe multidisciplinar.

Segundo a gestora do Caimi Ada Viana, Gerlanne Silva, a unidade atende, diariamente, 100 pacientes. “Temos uma fila de espera para atendimentos de fisioterapia de 2 mil idosos e pretendemos zerá-la. Essa doação é de suma importância e grandeza pois vamos poder proporcionar maior qualidade de vida aos nossos assistidos”, frisou a gestora.

Zeno Veloso

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), autorizou que a Sala de Fisioterapia fosse batizada com o nome “Tabelião Zeno Veloso”, em homenagem a um grande jurista, professor e intelectual paraense, com grande atuação na área do Direito de Família e no segmento de notários e registradores do Brasil, que faleceu em março deste ano, aos 75 anos, vítima da Covid-19.

Cartórios Solidários

 Desde outubro do ano passado, a campanha “Cartórios Solidários” atua na arrecadação e distribuição de doações destinadas a pessoas em vulnerabilidade social. O projeto teve sua primeira ação no Dia das Crianças, quando orfanatos e demais instituições que cuidam de crianças carentes receberam centenas de brinquedos. Na sequência, em dezembro, a campanha arrecadou donativos para idosos de abrigos da capital, em celebração ao Natal.

Com o início da segunda onda da Covid-19 no Amazonas em janeiro deste ano, a campanha levou mascaras descartáveis, pacotes de fraldas, oxímetros e termômetros a unidades de saúde como o hospital de Manaquiri, Unidade de Apoio Indígena do Parque das Tribos, além dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Danilo Corrêa, São Raimundo e Zona Sul.

A atuação durante a segunda onda do novo coronavírus no Amazonas também levou centenas de cestas básicas ao Parque das Tribos, Instituto Solidário Pela Vida, Associação dos Catadores e à Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidade Especiais (AAPPNE).

As iniciativas são coordenadas pela Associação e pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM e Sinoreg/AM), em parceria com a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR).