carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Clipping – Campo Grande News -Investimentos transformam cartórios de MS e rendem prêmios de qualidade

Hoje, acesso a documento até de fora do País é viabilizado nos cartórios e pela 1ª vez, um deles conquista Iso 9001 pela gestão de qualidade aqui no Estado.

Nos últimos anos, burocracia deixou de ser sinônimo de cartório em Mato Grosso do Sul. Palavras como credibilidade e eficiência agora são definição melhor. Investimentos em tecnologia, treinamentos e gestão moderna vão tirando a papelada amarela do arquivo e recebem a era digital, acelerando o acesso a documentos e inserindo novos serviços, que vão muito além de registros de nomes ou certidões para fechar negócio.

A transformação começa pelo conforto dos prédios e vai até o relacionamento com a equipe. Assim, os avanços bem visíveis conquistam reconhecimento oficial ano a ano. Quem evoluiu, tem hoje o prêmio do PQTA (Programa de Qualidade Total Anoreg) e pela primeira vez, um cartório do Estado conquistou uma das mais relevantes certificações internacionais pela gestão de qualidade, o Iso 9001, concedido em 2016 ao 5º Oficio de Notas de Campo Grande.

Para o cidadão, a rotina comprova o quanto um conjunto de normas executadas com rigor pode ser positivo na prática, do atendimento gerenciado por sistema senhas até o arquivo 100% digitalizado.

"O Iso estabelece vários procedimentos e assim nos levou a atingir a qualidade total. Quando entra, o novo funcionário já é treinado, justamente, para continuar com os procedimentos padrões que preservam eficiência e organização, com segurança", explica o tabelião Elder Gomes Dutra.

Muitos itens comprovam que o desempenho é outro, não só no 5º Ofício de Notas, mas na maioria depois que administrar cartórios exigiu concurso público em Mato Grosso do Sul. Uma geração disposta a investir assumiu os serviços levando a sério os preceitos de sucesso da iniciativa privada.

Tempo precioso – Mato Grosso do Sul segue uma tendência nacional e a população ganha, principalmente, tempo.

Como, atualmente, os cartórios em boa parte do Brasil são organizados em centrais, nem é preciso viajar para conseguir 2ª via de documento. Quem nasceu em São Paulo, por exemplo, pode ir diretamente a um cartório de registro civil na cidade onde mora atualmente e solicitar a Certidão de Nascimento.

O proprietário de um imóvel, que depende de alguma certidão, tem acesso ainda mais fácil. Por aqui, basta entrar no sistema CERI MS(Central Eletrônica de Registro de imóveis), pedir e pagar pelo serviço no cartão de crédito, para o documento ser disponibilizado para impressão na hora. 

A integração de dados nacionais assegura, inclusive, credibilidade aos inventários. Para saber se um falecido deixou testamento, agora basta acessar o portal da CENSECe (Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados) e solicitar informação sobre existência desse tipo de documento e a situação dele.

Os cartórios simplificam até a vida de quem quer estudar fora, validando documento internacional via Apostila de Haia, acordo que permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil, como títulos para cursos de doutorado ou obtenção de dupla cidadania.
No início do ano, os cartórios notariais de Mato Grosso do Sul também passaram a emitir a Certidão de Comunicação de Venda de Veículos. No ato de reconhecimento de firma, o vendedor já solicita o documento e a certidão é expedida na hora, sem a necessidade de voltar ao Detran.

Como os cartórios tem capilaridade muito grande, esses locais também ganharam outra importância na difusão de serviços. Pode faltar hospital, delegacia e banco, mas qualquer município tem um cartório.

Por isso, hoje eles são a presença do Estado nos rincões do País. O resultado é o respeito da população e a posição no topo do ranking de confiança nacional dentre todas as instituições públicas e privadas avaliadas por pesquisa do Instituto Datafolha. No último levantamento, em uma escala de confiança de zero a dez, os cartórios alcançaram a média 7,6.

Fonte: Campo Grande News