Portal possibilita redução de etapas, tempo e custo na contratação imobiliária
Moradores de Campo Grande, interessados em comprar ou vender imóveis, poderão, a partir de hoje, solicitar a escritura por meio eletrônico. O Portal Escritura Simples permite que o campo-grandense dê entrada no documento, atráves do computador ou celular, evitando filas nos cartórios presenciais. (Veja abaixo o passo a passo para solicitar a escritura).
A tecnologia é iniciativa do Colégio Notorial do Brasil (CNB), entidade representativa de todos os Tabelionatos de Notas do Brasil e já funciona em várias cidades do Brasil.
Segundo o presidente do CNB, Paulo Roberto Gaiger Ferreira , o sistema, que funciona totalmente via internet, possibilita a redução de etapas, tempo e custo na contratação imobiliária.
“O Escritura Simples permitirá ao cidadão realizar todo o processo de compra e venda de imóveis de forma eletrônica, tornando a aquisição de imóveis um procedimento mais simples, mas com a mesma segurança jurídica que permanece sendo proporcionada pelos Tabelionatos de Notas brasileiros”, disse.
PROCEDIMENTOS
Para solicitar a escritura, é necessário o preenchimento dos dados do imóvel e da transação no portal. Após esse preenchimento, o usuário recebe um número de identificação da solicitação, através do qual pode acompanhar todo o procedimento.
Posteriormente, um tabelião entra em contato para passar as informações necessárias e a sequência dos procedimentos até a lavratura da escritura, que será impressa.
Apenas depois disso, o usuário deverá ir ao tabelionato ou solicitar que o tabelião vá ao seu encontro, para as assinaturas necessárias. Todas as certidões e emissões de guias de pagamento serão providenciadas pelo tabelião, facilitando o procedimento para o vendedor e comprador.
Fonte: Correio do Estado