Terminaram na sexta-feira (2 de março) as correições realizadas pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) nas serventias extrajudiciais do polo de Cáceres (a 225km de Cuiabá), o primeiro a ser inspecionado em 2018. Em cinco dias, as equipes coordenadas pelas juízas Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva e Adair Julieta da Silva percorreram os cartórios das dez comarcas da região.
A medida atende a uma das metas da Corregedoria Nacional de Justiça, que é criar um ciclo de correições anual, e contribui para o cumprimento de outras. Durante a atividade foram examinados livros, papéis, atos e tudo mais que se relacionar ao expediente da serventia. Os funcionários dos cartórios acompanham os trabalhos e prestam auxílios às equipes correicionais, bem como esclarecimentos acerca dos serviços e rotinas.
Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva conta que, de uma maneira geral, o funcionamento das serventias está dentro do esperado. “Fomos bem recebidos e atendidos pelos funcionários. Detectamos que todas as unidades possuem sistema informatizado, examinamos documentos e coletamos informações para a confecção do relatório. Os apontamentos foram registrados, bem como os elogios. O 2º Serviço Notarial e Registral de Cáceres nos surpreendeu, pois lá não encontramos nenhuma pendência, eles se mostraram extremamente cuidadosos”, avaliou.
Segundo a magistrada, o trabalho representou um grande desafio. “Estabelecemos uma metodologia padronizada para otimizar o tempo. Em razão da logística apertada, trabalhamos como um relógio para cumprir o cronograma. E conseguimos.”, comemorou.
Fonte: FolhaMax