carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Clipping – Juristas – Novas ferramentas para atuação dos cartórios de protesto são apresentadas durante Encontro de tabeliães na Paraíba

O Encontro de Tabeliães da Paraíba, realizado ontem (26) pelo Instituto de Estudo de Protestos de Título do Brasil – Secção Paraíba (IEPTB-PB) apresentou aos participantes novas ferramentas para otimizar o trabalho dos cartórios de protesto e facilitar a sua atuação comercial em todo o Estado.

Uma das novidades levadas ao evento foi o sistema de recebimento por meio de boleto bancário. De acordo com o tabelião substituto Vinícius Toscano de Brito, essa ferramenta foi desenvolvida pelo IEPTB e permite que o cartório, ao intimar o devedor, já ofereça a ele a opção de emitir um boleto bancário para o pagamento, tanto do título como dos emolumentos.

“Esse boleto vai ser gerado e ele pode pagar via smartphone, pode pagar via netbank no computador, caixa eletrônico, agência bancária. É um processo que facilita tanto a vida do tabelião quanto a do cliente que tem que efetuar o pagamento”, explica Vinícius Toscano de Brito.

Gestão comercial
Outra ferramenta apresentada durante o encontro foi voltada à gestão comercial. “Ela serve para que o tabelião possa gerir comercialmente o seu serviço, porque nós estamos entrando numa nova era, o cartório de protesto deixou de ser um ‘carimbador’ de uma dívida e passou a ser uma ferramenta eficaz para que o credor possa recuperar o seu crédito. Para isso, nós, como Instituto de Protesto, precisamos dar ferramentas para nossos associados”, acredita Vinícius Toscano de Brito.

O Encontro de Tabeliães da Paraíba ocorreu desta vez no mês de novembro para coincidir com a eleição da nova diretoria do IEPTB, que irá comandar a entidade de 2019 a 2021. O evento durou o dia todo. No período da tarde, o destaque foi a apresentação do presidente do IEPTB-PB, tabelião Germano Carvalho Toscano de Brito, que falou sobre o contexto político e os problemas que hoje envolvem o setor de protesto no Brasil.

Ele considerou bastante positivo o saldo do encontro. “Tivemos, além da atualização de conhecimentos e informações, perspectivas do que vai acontecer com a atividade de protesto no futuro, diante da necessidade de modernização e conscientização a cada dia que passa de nos tornarmos um elemento da prestação desse serviço de primeira qualidade, que é o protesto de títulos”, afirmou.

Homenagem devida e justa

Ao final, foi prestada uma homenagem por todos os participantes ao presidente do Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Paraná, tabelião João Norberto, descrito por Germano como um daqueles colegas que a categoria tem como espelho, como exemplo, por sua dedicação, luta, solidariedade e responsabilidade. “Nesses 23 anos à frente do IETPB-PR ele, que faz parte da diretoria nacional, tem ajudado bastante nos esclarecimentos sobre a necessidade da modernização, então essa homenagem que todos os Institutos estaduais estão lhe prestando é absolutamente devida e justa”, destacou.

Fonte: Juristas