Primeira edição da inédita iniciativa da União Internacional do Notariado (UINL) ocorrerá entre os dias 19 e 23 de novembro, em Roma (Itália). Pré-inscrições no CNB-CF vão até o dia 21 de agosto.
O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), entidade representativa do notariado brasileiro e filiada à União Internacional do Notariado (UINL), disponibiliza até o próximo dia 21 de agosto, um formulário de pré-inscrição para os Tabeliães de Notas brasileiros que desejarem cursar a Universidade de Outono do Notariado Mundial, que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de novembro, na cidade de Roma (Itália).
O curso, com duração de uma semana, tem como objetivo a qualificação de futuros e jovens notários, que terão a possibilidade de adquirir conhecimentos práticos e doutrinários da atividade notarial em âmbito mundial.
“Será uma experiência benéfica não só para os próprios estudantes, mas para a própria profissão notarial a nível nacional e internacional, em razão do intercâmbio entre os participantes”, explica o presidente da UINL, Jean-Paul Decórps. “Esta formação poderá disseminar ainda os princípios da boa governança, que são indissociáveis de uma maior segurança jurídica da qual o notário é o principal protagonista”, disse Decórps.
A iniciativa – que visa ainda favorecer os intercâmbios internacionais de jovens notários e uma tomada de consciência sobre a globalização das relações jurídicas – terá como temas principais os grandes sistemas jurídicos mundiais, autenticidade e deontologia, organização de um Tabelionato, novas tecnologias, conciliação e mediação, e o papel do notário frente a evolução do direito imobiliário, do direito de família e do direito societário.
Para o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Ubiratan Guimarães, “essa iniciativa da UINL é muito importante para integração do notariado brasileiro nas discussões de temas de interesse internacional. As fronteiras entre os países estão cada vez mais imperceptíveis, portanto, é fundamental que os notários promovam o intercâmbio de seus conhecimentos para fortalecimento da atividade notarial diante da sociedade moderna”.
O projeto também permitirá aos futuros notários, através de uma formação teórica de qualidade, de intercâmbios com experts e graças à rede mundial do Notariado, ter uma primeira visão global do papel que esta profissão terá que desempenhar a serviço da atual sociedade moderna.
Esta primeira edição da Universidade de Outono do Notariado Mundial prevê a participação de 25 notários, com aulas em inglês, francês e espanhol, aulas expositivas e práticas, visitas a Tabelionatos italianos e a participação na jornada dos notários do Mediterrâneo, que acontecerá no dia 16 de novembro, na cidade de Nápoles (Itália).
“Será um prazer poder receber em Roma os participantes dos notariados membros da UINL e confiamos no êxito desta iniciativa, que permitirá a cada um dos participantes enriquecerem seus conhecimentos sobre as problemáticas notariais que são comuns a todos os países”, disse Elena Bevilacqua, diretora da Universidade.
Os interessados em participar da Universidade de Outono do Notariado Mundial devem enviar, até o dia 21 de agosto, o pré-cadastro abaixo preenchido para o e-mail: secretariaexecutiva@notariado.org.br, além do curriculum vitae.
Universidade de Outono do Notariado Mundial
Local: Roma (Itália)
Data: de 19 a 23 de novembro de 2012 (chegada no dia 18 e partida no dia 24 – sete dias e seis noites)
Duração do Curso: 1 semana
Temas: Os grandes sistemas jurídicos mundiais; Autenticidade e deontologia; Organização de um Tabelionato; Novas Tecnologias; Mediação e Aribtragem; Evolução do Direito Imobiliário e o papel do Notário; Evolução do Direito de Família e o papel do Notário; Evolução do Direito Societário e o papel do notário.
Objetivos:
1. Favorecer o intercâmbio internacional dos futuros e jovens notários;
2. Tomada de consciência da globalização das relações jurídicas.
Participantes: estudantes de Direito Notarial, candidatos a notários, notários em atividade e jovens notários.
Número de Participantes: 25
Idiomas: inglês, espanhol e francês (segundo as inscrições recebidas)
Modalidades de Seleção: Carta de candidatura com curriculum vitae, validada pelo Colégio Notarial do País