carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB emite certificados digitais e-notariado para tabeliães no XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul

Mais uma etapa de certificação digital e-notariado para notários será realizada, nos dias 17 e 18 de maio, pelo Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, no Rio Grande do Sul. A atividade será desenvolvida durante o XIII Encontro Notarial e Registral, no município de Restinga Sêca. O evento é promovido pela seccional do Rio Grande do Sul em parceria com o Colégio Registral do Estado.

A oportunidade, que marca uma nova fase de certificação de notários pelo Brasil, objetiva a emissão de certificados digitais e-notariado para utilização da plataforma de modernização de serviços notariais desenvolvida pelo Conselho Federal do CNB em parceria com suas seccionais. Os tabeliães de notas gaúchos poderão conhecer a plataforma e se certificar digitalmente durante o encontro regional, mediante apresentação do documento de identidade (RG) e da Carta de Delegação. A certificação se iniciou em março, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e já passou por Brasília, no Distrito Federal.

O XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul promove atividades como palestras, workshops e seminários. As inscrições estão abertas até o dia 13/05. Clique aqui para se inscrever.

Sobre o e-notariado

O e-notariado é uma plataforma atual e confiável que foi criada para facilitar o acesso e utilização dos serviços oferecidos pelos notários à população brasileira. A iniciativa é fruto de um trabalho e discussão ampla da diretoria em conjunto com todas as seccionais com objetivo de obter normatização nacional em direção ao futuro da atividade notarial. Com o e-notariado, os tabeliães estarão mais seguros para prestar seus serviços de autenticação no meio digital e os cidadãos terão seu certificado digital gratuito para acessar as operações do meio notarial.

O serviço é oferecido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para oportunizar a validação de dados cadastrais e biométricos utilizando o serviço Datavalid, o que irá viabilizar o acesso das serventias à base biométrica do Departamento Nacional de Trânsito para uma melhor identificação do cidadão com um serviço mais ágil e mais seguro.

Texto e edição: Ascom CNB/CF