carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB-SP e Arpen-SP

Curso reuniu mais de 150 pessoas e capacitou os funcionários dos cartórios da região na identificação de assinaturas.

Clique aqui e veja o álbum de fotos.
 
Foi realizado neste sábado (26.09), na cidade de São José dos Campos, mais um curso de Grafotécnica e Documentoscopia, fruto da parceria entre Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP) e a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais – São Paulo (Arpen-SP). O curso levou 150 participantes ao auditório do Hotel Mercure, em palestra ministrada pelo professor Luiz Gabriel Passos.
 
http://www.cnbsp.org.br/portal/arquivos/Imagem/GrafoSJCplateia.JPG
Auditório do Hotel Mercure, em S.J. dos Campos recebeu mais de 150 notários e registradores
 
O palestrante iniciou sua apresentação ressaltando a compreensão que tem em relação à dificuldade dos serventuários em reconhecer documentos, isto pela rapidez com que devem atender os clientes. De acordo com Passos, os documentos de identidade não têm todos os padrões nacionais, apenas a Carteira Nacional de Habilitação. O palestrante mencionou "um novo sistema nacional de identificação, que impedirá que alguém se passe por outra pessoa, pois não será possível duas pessoas com a mesma biometria (digital, foto e assinatura) no cadastro".

"Estou achando ótimo, pois tinham várias coisas que eu não sabia que existia. É muito bom para quem exerce a função de reconhecimento de documentos nos cartórios", afirma Otavio Augusto, escrevente do 3º Tabelionato de Notas de Mogi das Cruzes. “É a terceira vez que faço o curso, acho muito bom, sempre temos coisas novas para aprender, renovar nosso conhecimento é essencial”, disse Maria de Fátima, escrevente do cartório de Quiririm.

http://www.cnbsp.org.br/portal/arquivos/Imagem/GrafoSJCpalest1.JPG

Luiz Gabriel Passos, palestramte responsável em ministrar o curso
 
O palestrante enfatizou que os serventuários são responsáveis pelas falsificações grosseiras e que a mais comum é a falsidade ideológica, ou seja, aquela feita por meio da carteira de identidade. "Vamos analisar o que for possível, aquilo que for primário e amador. De fato não conseguiremos analisar documentos falsificados de forma complexa", enfatizou Luiz Gabriel aos presentes.

Luiz Gabriel iniciou sua palestra destacando a área de documentoscopia, apresentando as diversas informações sobre a estrutura dos documentos e formas de falsificação, com isso mostrava a todos como identificar algo aparentemente normal, destacando linhas, impressões e os brasões de cada Estado. O palestrante enfatizou a análise de documentos pela nitidez dos brasões que cada estado tem e deu exemplo das frases em latim que aparecem em cada um e devem estar legíveis com a lupa.

Após abordar estas estruturas, Passos falou a todos que analisassem sempre as fotos, que podem apresentar resquícios de corte ou cola e a impressão digital, explicando as diferenças entre a tinta correta e a tinta de carimbo, muito utilizada pelos falsários. "É preciso atenção para que não passem despercebidas as falsificações amadoras, pois isso pode causar complicações criminais e cíveis, tanto para o escrevente quanto para a serventia", alertou.

 
http://www.cnbsp.org.br/portal/arquivos/Imagem/GrafoSJCpalestDoc.JPG
Luiz Gabriel passou aos presentes diversos conhecimentos sobre documentoscopia
De acordo com Francine Kelly, recepcionista do 1º Tabelionato de São José dos Campos, o curso foi muito proveitoso. “Acho de extrema importância todos nós que trabalhamos em cartório fazermos esse curso, pois mexemos todos os dias com documentos e com pessoas diversas, então, precisamos ficar atentas”. 

Após o café da tarde, o palestrante passou a ensinar a análise da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seus dispositivos de segurança, tanto as novas quanto as antigas. Passos lembrou que muitos preferem falsear a CNH por conter três identificações em um só documento e detalhou como os falsários podem "imitar" o auto-relevo do papel. Falou ainda sobre a análise dos fabricantes do papel que compõe o documento, pois papéis distintos em cada lado não são sinônimos de fraude. 

Identificação das Assinaturas

Para finalizar o curso, Luiz Gabriel deu inicio à parte de Grafotécnica, descrevendo os modos de análise; forma, dinâmica, qualidades gerais e movimento. Foram apresentados casos de fraude em assinaturas e como identificá-los por meio dos quatro indícios citados. Os presentes também foram alertados pelo palestrante que em suas atividades não se pode misturar amizade com as atividades profissionais, alertando que sempre é necessário analisar o cartão. "O dinamismo da escrita é o item que mais dará certeza de ser falsa ou não a assinatura", afirmou. “Alem disso, as condições climáticas e emocionais fazem com que a assinatura de uma pessoa se altere também, por isso, é necessário fazer com que ela assine varias vezes”, concluiu.

 
http://www.cnbsp.org.br/portal/arquivos/Imagem/GrafoSJCpalestAss.JPG
Na segunda parte do curso os participantes puderam aprender como identificar assinaturas falsas
 
"Aprendemos bastante com as dicas que são dadas, elas ajudam na identificação da pessoa. Para nós que trabalhamos em cartório é um ótimo curso. Vamos ficar mais atentos e nos prevenir de pessoas com más intenções", revelou Mateus de Paulo Lima, auxiliar do Cartório de São José dos Campos.

Os participantes receberam dicas de como realizar a análise sem constranger quem estiver no balcão e também como orientar o próprio cliente a abrir uma firma que não facilite a falsificação. "Cumpram o papel didático, advertindo as pessoas quanto à qualidade de suas assinaturas, mostrando quando for muito simples de se copiar", finalizou.

 
Fonte: CNB SP

CNB-SP e Arpen-SP

 

Curso é pré-requisito para a formação de Agentes de Registro e emissão de certificados digitais

O Colégio Notarial – Seção São Paulo (CNB-SP) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizarão no dia 12 de setembro (sábado), no Obeid Plaza Hotel, em Bauru, o curso de Grafotécnica e Documentoscopia.

Com o objetivo de preparar os Oficiais, Substitutos, Escreventes e Auxiliares para tornarem-se aptos a realizarem posteriormente o curso de Formação de Agente de Registro, – a realização do curso de Grafotécnica é um dos pré-requisitos – bem como capacitar, especializar e esclarecer os participantes sobre as principais características da identificação de documentos, a Arpen-SP e o CNB-SP contrataram um especialista que desenvolverá o tema de maneira profunda e bastante técnica.

Os cartórios de Registro Civil deverão efetuar suas inscrições com a Arpen-SP e os cartórios de Notas, com o CNB-SP. Já as serventias de outras naturezas e terceiros poderão escolher qualquer uma das entidades para efetuarem suas inscrições. Os cartórios que optarem por fazer os dois cursos que acontecerão em Bauru, o de Grafotécnica (12.09) e o de Formação de Agente Registro (19 e 20.09), terão 10% de desconto no valor da inscrição e prioridade de inscrição no curso de Grafotécnica. 

Palestrante:

Luiz Gabriel Costa Passos é formado em Filosofia pela PUC-PR e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Entre outras atividades na docência é professor de Documentoscopia na Escola de Polícia Civil do Paraná, em curso de formação de perito criminal e de Grafotecnia pelo Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores do Paraná (Inoreg). Foi instrutor e consultor técnico do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná onde hoje atua como perito criminal e perito em documentos.

 

Informações

Data

12 de setembro (sábado)

Horário

9h00 às 18h00 (almoço das 13h00 às 14h00)

Local

Obeid Plaza Hotel

Endereço

Av. Nações Unidas, 19-50 – Bauru – (014) 3234-5300

 

Investimento

Associados (Civil e Notas)

R$ 50,00

Não associados / Terceiros

R$ 80,00

*Grafotécnica + Formação de Agente de Registro 

desconto de 10% na inscrição

 

Inscrições CNB-SP

Clique aqui e preencha a Ficha

Informações

(11) 3122-6270 com Ana Claudia

 

 

 

Inscrições Arpen-SP

Clique aqui para acessar a ficha

Informações

(11) 3293-1534 com Angela

Dados para depósito

Banco Bradesco / agência: 2683-2 / conta-corrente: 2956-4

 

Fonte: CNB SP