carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB-SP realiza entrega dos livros restaurados

Ao lado do IEPTB-SP, entidade promoveu o restauro de 585 livros de Notas e Protesto atingidos pela enchente que assolou o centro histórico do município.    

Clique aqui e veja o álbum de fotos. (http://www.cnbsp.org.br/Album_de_fotos_todas.aspx?AlbumID=120) 

São Luiz do Paraitinga (SP) – O Colégio Notarial do Brasil – seção São Paulo (CNB-SP) em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – seção São Paulo (IEPTB-SP) realizou na última sexta-feira (09.04) a entrega do lote final dos 585 livros restaurados do Tabelionato de Notas e Protesto de São Luiz do Paraitinga (SP), administrado pela Tabeliã Ana Paula de Souza, vítima de uma inundação que submergiu a cidade no início deste ano. 

Estiveram presentes o presidente do CNB-SP, Ubiratan Pereira Guimarães, o presidente do IEPTB-SP, José Carlos Alves, e a diretora do CNB-SP, Laura Vissotto, Delegada Regional da entidade no Vale do Paraíba. Com a entrega realizada na última sexta-feira, totalizaram-se 585 livros de notas e protesto totalmente restaurados pela entidade, por meio dos profissionais da “Artes Restaurações & Encadernações”, coordenada pelo restaurador Sidevaldo Vaz.  

http://www.cnbsp.org.br/../arquivos/Imagem/SLP%20Visita%202%20livros.JPG

Da esq. para a dir.: o presidente do CNB-SP, Ubiratan Guimarães, a tabelião de S.J. dos Campos, Laura Vissotto, a tabeliã de S.L. do Paraitinga, Ana Paula de Souza e o presidente o IEPTB-SP, José Carlos Alves. 

Responsável pela serventia, a Tabeliã Ana Paula de Souza, que já está instalada em um novo e amplo imóvel na parte alta da cidade, comemorou a restauração do acervo da serventia. “Parece um sonho tudo isto que está acontecendo”, disse a Tabeliã. “Quem esteve aqui nos dias seguintes e viu o estado dos livros jamais acreditaria que estes livros são os mesmos”, disse Ana Paula. “Tive que pesquisar muito, reciclar conhecimentos, envolver pessoas em que confiava para que pudéssemos realizar este serviço a contento de todos”, explicou o restaurador.   

O auxílio das entidades de classe foi crucial para que o Tabelionato de Notas e Protesto recuperasse seu acervo de pudesse retomar suas atividades normais. Logo após a inundação, a Delegada Regional do CNB-SP, Laura Vissotto, coordenou uma ampla equipe de trabalho, que envolveu notários, registradores e funcionários, e promoveu a retirada dos livros da lama e a limpeza dos cômodos da serventia. “É uma sensação de dever cumprido, de que fizemos tudo o que estava em nosso alcance para auxiliar uma Tabeliã diante de uma tragédia como essa”, diz Laura. “É gratificante e ao mesmo tempo inacreditável o resultado deste trabalho”, completou.

 
http://www.cnbsp.org.br/../arquivos/Imagem/SLP%20Visita%202%20livro%20gde.JPG

Livro antigos foram totalmente restaurados  

Segundo Ana Paula, aos poucos a rotina dos habitantes vai voltando ao normal. Depois da chegada dos livros do registro de imóveis, as escrituras voltaram a ser procuradas pelos moradores e os negócios jurídicos da cidade estão sendo reativados. “O setor de protesto foi bastante procurado no início, pois as pessoas precisavam das certidões negativas para os financiamentos de reconstruções dos seus imóveis”, diz a Tabeliã, que conta com dois funcionários para atendimento na serventia. “Com a chegada destes livros vamos reorganizar o arquivo e deixar tudo em perfeito estado para os usuários”.  

Para o presidente do CNB-SP, Ubiratan Pereira Guimarães, o trabalho realizado em São Luiz do Paraitinga foi exemplar. “O que foi feito aqui superou todas as minhas expectativas”, disse. “Dentro do que foi possível salvar diante da dimensão do desastre que atingiu o Tabelionato, o resultado foi inacreditável, fizemos 100% do que foi possível ser feito”, completou. “O resultado positivo deste trabalho se deve ao envolvimento de vários colaboradores, como a Laura, a própria Ana Paula, notários, registradores e as entidades de classe”, concluiu.  

http://www.cnbsp.org.br/../arquivos/Imagem/SLP%20Visita%202%20todos.JPG

A visita ocorreu no dia da estrega da última remessa de livros restaurados. À direita, o restaurador responsável, Sidevaldo Vaz.  

O presidente do IEPTB-SP, José Carlos Alves, também enalteceu o trabalho conjunto que recuperou a quase totalidade do acervo do Tabelionato de Notas e Protesto de São Luiz do Paraitinga. “Este foi um trabalho exemplar, do qual todos os envolvidos podem se orgulhar”, disse. “Estivemos aqui logo após a inundação e vimos o estado em que a cidade e os cartórios estavam e agora, três meses, verificar que tudo está sendo reconstruído e que o Tabelionato de Notas e Protesto já está apto a auxiliar os cidadãos é uma sensação maravilhosa”, disse.  

Localizado em uma das principais avenidas da cidade, o Tabelionato de Notas e Protesto de São Luiz do Paraitinga ocupa um amplo imóvel de dois andares, sendo que no andar inferior são prestados todos os serviços praticados pela serventia, que em seu interior ainda dispõe de um arquivo para os livros de notas e um setor específico para a área de protesto, além de uma ampla cozinha. Em um cômodo lateral está localizada a sala da Tabeliã. No andar superior encontra-se o arquivo com os livros mais antigos, além de uma sala exclusiva destinada à prática de atos privativos.  

http://www.cnbsp.org.br/../arquivos/Imagem/SLP%20Visita%202%20frente.JPG

Nova fachada do tabelionato de Notas e Protestos de São Luiz do Paraitinga 

 
http://www.cnbsp.org.br/../arquivos/Imagem/SLP%20Visita%202%20instalacao.JPG

As novas instalações já estão organizadas e a serventia já funciona normalmente 

Os diretores do CNB-SP e do IEPTB-SP realizaram ainda uma visita de solidariedade ao cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luiz do Paraitinga, administrado pela Oficiala Lara Lemucchi Cruz, e ao Registro de Imóveis do município, administrado pela registradora Maria Rita Monteiro de Barros. 

Fonte: CNB SP