carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/BA: Giro pelas serventias: Tabelionato 5º Ofício de Notas de Salvador completa 103 anos

Agélio Vieira destaca o orgulho de ser o tabelião da serventia nesta data importante, além de citar as principais mudanças realizadas no local

No Giro pelas Serventias desta semana, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (BA) divulga entrevista com o titular do Tabelionato 5º Oficio de Notas de Salvador, Agélio José Dorea Vieira, que assumiu o cartório em 3 de abril de 2012.

Nesta terça-feira (26.09), o dia é de muita comemoração no estabelecimento, que completa 103 anos de história. Em entrevista ao CNB/BA, Vieira destacou a experiência de estar à frente da serventia nesta data importante.

“É um motivo de grande orgulho ser tabelião de um cartório de 103 anos de existência, onde o acervo encontra-se em perfeito estado de conservação, tendo o primeiro livro sido lavrado no ano de 1915”, destacou.

Nesses seis anos de serventia, o titular pode presenciar muitas mudanças tanto na estrutura da unidade, como nos serviços prestados. Tais mudanças ocorreram principalmente no que se refere na evolução jurídica de alguns serviços – antes exclusivos do Poder Judiciário -, que passaram a ser também de competência dos cartórios.

“Dentre estes serviços destacam-se o reconhecimento e dissolução da união estável, o divórcio e o inventário, o que desafogou as Varas de Família, auxiliando as mesmas com mais celeridade ao serviço prestado pelo Estado”, ressaltou.

Atualmente, o 5º Ofício de Salvador conta com uma tecnologia avançada em seus serviços, possuindo sistemas de última geração. Outra mudança importante também foi realizada nas dependências da serventia, que conta com um ambiente climatizado, moderno e acessível às pessoas com deficiência visual ou física, ou que tenham alguma dificuldade de locomoção.

Para essas melhorias acontecerem, foi necessária a capacitação dos profissionais da serventia, que atualmente conta com 23 colaboradores.

“A preparação da equipe vem através de cursos de atualização para os funcionários com formações específicas na área jurídica e cursos complementares para as demais áreas acadêmicas”, disse. “O que torna o serviço prestado aqui de excelência”, finalizou. Sobre o futuro, Vieira ainda quer ampliar os serviços ofertados com o objetivo de dar celeridade ao atendimento ao público.

Colégio Notarial do Brasil – Seção Bahia (CNB/BA) congratula o tabelião Agélio José Dorea Vieira e todos os colaboradores do Tabelionato 5º Ofício de Notas de Salvador pelos 103 anos de existência da serventia e prestação de serviços de qualidade.

Fonte: CNB/BA