carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/CF marca presença na posse de Dias Toffoli

Brasília (DF) – Na última quinta-feira (13.09), o ministro José Antônio Dias Toffoli tomou posse como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a solenidade, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Paulo Roberto Gaiger Ferreira, e a diretora legislativa, Elza de Faria Rodrigues, estiveram presentes para prestigiar o evento.

No decorrer da cerimônia, Toffoli enfatizou a importância da Justiça se adaptar aos novos tempos, em que os conflitos surgem em um ritmo cada vez mais intenso. “É dever do Judiciário pacificar os conflitos em tempo socialmente tolerável”, disse. Nesse sentido, o ministro falou sobre a importância de a magistratura se adaptar às novas ferramentas tecnológicas disponíveis, como julgamentos virtuais, comunicação processual por meio de redes sociais, programas de inteligência artificial. “O virtual agora é real”.

Entre os projetos que o ministro pretende realizar durante a sua gestão no CNJ, destaca-se a preocupação com a celeridade na resolução de políticas públicas judicializadas. Além disso, Toffoli também enfatizou a necessidade de dar continuidade e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos seus antecessores na Presidência do Conselho, especialmente o combate à violência.

“O Judiciário não pode fechar os olhos à epidemia de violência contra crianças e adolescentes. Não podemos compactuar com a impunidade. Essa é uma luta especial a ser travada e que deve envolver todo o sistema de Justiça, o Estado e a sociedade brasileira, incluindo famílias, educadores e setores de comunicação”, afirmou.

Sobre o ministro Dias Toffoli
Paulista, nascido em 15 de novembro de 1967 em Marília, Dias Toffoli é formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). De 2007 a 2009, ocupou a chefia da Advocacia-Geral da União (AGU), de onde saiu para ocupar vaga de ministro do STF.

Foi indicado para o cargo pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro de 2009 e já ocupou a presidência da 1ª Turma da Suprema Corte (2012). Foi ministro substituto e depois efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2012 e 2016, tendo exercido a Presidência da Corte eleitoral de 2014 a 2016. Desde então, tornou-se o 162º ministro na história do STF, assumindo a cadeira deixada pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, falecido em 1º de setembro de 2009. Toffoli é o magistrado mais jovem a presidir a Supremo Corte, sucedendo a ministra Cármen Lúcia.
 
Com informações da Agência CNJ de Notícias

Fonte: Assessoria de Imprensa