carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/RS realiza Curso Intensivo Atividade Notarial na Prática – Edição Igrejinha

Treinamento aconteceu no hotel Ecoland, e contou com 26 participantes


 
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) promoveu, nos dias 25 e 26 de maio, no Hotel Ecoland, em Igrejinha, o Curso Intensivo “Atividade Notarial na Prática”. O treinamento foi ministrado pelos professores Karin Regina Rick Rosa e Luiz Carlos Weizenmann, assessores jurídicos da entidade, entre sexta-feira à noite e sábado durante o dia.
 
Esta edição contou com a participação de associados e funcionários de tabelionato de notas e protestos de diversas cidades da região da Serra, como Gramado, Três Coroas e Campo Bom, assim como de outros Estados do Brasil, como Aparecida de Goiânia, Goiás, além de funcionários de Registros de Imóveis e Registro Civil de Pessoas Naturais. 
 
Na sexta-feira (25.05), o curso abordou desde temas básicos sobre o cotidiano de uma serventia extrajudicial, como o atendimento ao cliente e a apresentação dos cartórios, a atividades mais específicas da prática notarial, como a confecção das atas notariais e seus modelos, e a Usucapião Extrajudicial. Ao final da noite o livro “Direito Civil – Temas”, do autor Zeno Veloso, foi sorteado, e Wendell Pereira Cerqueira, funcionário do 1º Tabelionato de Notas de Gramado foi o agraciado. “Essa interação com outros colegas e com os professores é muito positiva, e além de tudo isso foi muito bom ganhar o livro no sorteio. Vai ser muito útil”, comentou o advogado que estuda atualmente para prestar concurso.

No sábado (26.05), as atividades tiveram início com a apresentação de modelos de procurações. No decorrer da manhã, as escrituras públicas, seus requisitos gerais e modelos de compra, venda e doação foram o destaque. Após o almoço, as aulas trouxeram à discussão os atos de inventário, divórcio e dissolução de união estável, finalizando com testamento e diretrizes antecipadas de vontade.

Ao final do curso, mais cinco livros sobre temas da área de direito foram sorteados, tendo como ganhadoras Camila Engel e Simone Margareth Ferreira, de Três Coroas, Genea Carla Martins da Silva, de Aparecida de Goiânia, Mabel Luana Bosing da Silva e Marciane Wruck Wickert, de Dois Irmãos e Keli Mariane Jagelski, de Porto Alegre.

Simone Ferreira, funcionária há seis anos do Tabelionato de Notas de Três Coroas, participou deste treinamento pela primeira vez, após acompanhar outros cursos e eventos promovidos pelo CNB/RS. “Mesmo sendo assuntos do nosso dia a dia, sempre aprendemos coisas novas, ou renovamos a nossa prática no cartório. Os professores nos fazem pensar sobre o que já estamos acostumados a trabalhar por uma outra ótica, assim saímos da nossa rotina”.

Camila Engel, escrevente há sete anos no Tabelionato de Notas de Três Coroas participa sempre que possível das atividades didáticas do CNB/RS, e assim como Daiana Brodbeck, escrevente do Cartório de Registro de Imóveis de Três Coroas, apontou a didática dos professores como o ponto mais importante do curso. “É sempre muito bom participar, sempre saio com as minhas dúvidas sanadas, pois os professores têm uma ótima didática e são muito acessíveis, dando espaço para questionamentos a todo momento do curso”, finalizou Camila.

Genea Martins e Francisco Iramar, escreventes do 1º Tabelionato de Notas de Aparecida de Goiânia vieram de longe para a edição de Igrejinha, e se disseram extremamente satisfeitos com os aprendizados do curso. “Tem pouca atividade da área notarial e registral no nosso Estado, por isso acabamos participando em outros lugares do Brasil. Temos uma oficial que nos apoia e incentiva, isso torna o nosso trabalho mais profissional”, completou Genea. “Cheguei cheio de dúvidas, trouxe elas escritas para não esquecer, e consegui sair daqui com tudo resolvido”, completou Francisco. 

O presidente do CNB/RS, Danilo Alceu Kunzler, finalizou o encontro agradecendo a presença dos inscritos, lembrando que faz parte da atual gestão a preocupação em oferecer cursos e assistência qualificada às pessoas que trabalham diretamente com o atendimento ao público nos cartórios. “A preocupação da atual gestão do CNB/RS é justamente com vocês, que lidam diretamente com o público no dia a dia. É muito gratificante ter vocês aqui durante um final de semana aprendendo com estes profissionais extremamente capacitados, os assessores jurídicos da nossa entidade. Com certeza vocês saem mais preparados daqui, e com isso quem ganha é a população”, finalizou o tabelião.
 
A próxima edição do Curso Intensivo – Atividade Notarial na Prática, será ministrada na cidade de Santa Maria, nos dias 22 e 23 de junho, no hotel Business Center Beira Rio.
 
Fonte: CNB/RS