carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Plataforma e-notariado será apresentada no Simpósio do Notariado Goiano em 24 de outubro

No dia 24 de outubro, a plataforma de modernização de serviços notariais e-notariado, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com as seccionais, será apresentada no Simpósio do Notariado Goiano, no K Hotel (Av. Deputado Jamel Cecílio, nº 2550 Jardim Goiás), em Goiânia. Durante a programação, serão emitidos certificados digitais e-notariado gratuitamente a titulares de serventias. Para garantir a emissão do seu certificado, preencha o formulário no link http://bit.ly/enotariadogo.

A partir das 8h, o notariado é convidado a participar de workshop que demonstrará como funciona a plataforma e todas as suas funcionalidades. A inscrição para a programação no período da manhã é inteiramente gratuita. Já a partir das 14h, a programação do simpósio continua com palestra sobre Sucessão e Inventário Extrajudicial – Teoria e Prática, da Dra. Virginia Arrais. Inscreva-se no evento: https://bit.ly/2lY2Avh.

O e-notariado é a porta de entrada do tabelião brasileiro para o atendimento no meio digital. Além de atual e confiável, o e-notariado tem como objetivo facilitar o acesso e utilização dos serviços oferecidos pelos notários à população brasileira. Com o e-notariado, os tabeliães estarão mais seguros para prestar seus serviços de autenticação na internet e os cidadãos terão seu certificado digital gratuito para acessar as operações da atividade notarial.

Lançada oficialmente em Brasília, no mês de abril passado, a plataforma já conta com mais de 220 tabeliães certificados como Autoridades Notariais. Para acessar a plataforma e suas ferramentas, é preciso emitir o certificado digital e-notariado, uma chave de acesso pessoal e intransferível que é instalada no dispositivo móvel do titular da serventia. A partir disso, o tabelião poderá se credenciar como Autoridade Notarial e emitir certificados aos seus substitutos, prepostos, funcionários e cidadãos em geral.

O CNB/CF tem promovido eventos em diversas cidades brasileiras para emissão de certificados gratuitamente. Com o certificado e-notariado, que serve como uma identificação digital. Além de emitir certificados e ter a facilidade de lavrar documentos em meio eletrônico, o tabelião também pode usufruir, na plataforma, da validação de documentos pela rede Notarchain e adquirir o serviço de Backup em Nuvem para não sofrer perdas ocasionais. Para participar, o titular deve solicitar seu credenciamento para servicos@notariado.org.br e providenciar a instalação do ambiente da rede em seu tabelionato.

Os pré-requisitos básicos para integrar-se às novas tecnologias são previstas no Provimento nº 74/2018 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece os padrões de segurança da informação para tabelionatos. Futuramente, a Lei Geral de Proteção de Dados tornará ainda mais imprescindível a adequação a esse novo ambiente seguro.

Como obter o certificado

Para emitir seu certificado no dia do evento, é preciso inscrever-se e informar seus dados cadastrais através do formulário http://bit.ly/enotariadogo. Para agilizar o atendimento, sugerimos que faça o download do aplicativo e-notariado em seu celular, disponível para sistemas Android e iOS (via Play Store ou App Store). A emissão de certificados é inteiramente gratuita. Somente após o credenciamento do tabelião titular é que seu substituto, prepostos e funcionários poderão ser certificados.

Confira a programação do Simpósio do Notariado Goiano:

Workshop e-notariado | 8h às 12h
O Workshop e-notariado é a oportunidade de apresentação da plataforma e certificação digital a todos os tabeliães de Notas do Brasil. Durante as palestras, que unem teoria e prática, a equipe do CNB/CF estará emitindo certificados digitais e-notariado aos tabeliães titulares para utilização da plataforma. É recomendado que os participantes inscrevam-se pelo link http://bit.ly/enotariadogo e façam download do app e-notariado na loja de aplicativos do dispositivo móvel para agilizar o atendimento.

9h – Plataforma e-notariado – Apresentação
Palestrante: Paulo Roberto Gaiger Ferreira

A plataforma de modernização de serviços notariais e-notariado é um novo sistema que possibilita aos tabeliães de Notas a assinatura digital de atos eletrônicos, conferindo assim seguridade jurídica aos atos lavrados no meio digital, entre outras facilidades. Neste painel, o presidente do CNB/CF apresenta o projeto aos participantes do evento.

9h30 – Plataforma e-notariado – Funcionalidades
Palestrante: Luiz Carlos Weizenmann

Saiba tudo sobre as funcionalidades do e-notariado: a praticidade de acesso, a certificação digital, o credenciamento de tabeliães, funcionários e cidadãos e os atos que poderão ser lavrados através da plataforma. O assessor do CNB/CF apresenta como pode ser utilizada a plataforma nas diferentes serventias do país.

10h30 – Atos eletrônicos notariais
Palestrantes: Hercules Benício e Marcos De Paola

A experiência real do e-notariado pela prática do tabelião titular do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante, de Brasília, Hercules Benício, um dos primeiros notários a lavrar atos através da plataforma. Serão apresentados também os mais novos serviços integrados à plataforma como a rede de blockchain dos notários, o Notarchain, e o serviço de Backup em Nuvem, pelo diretor de Tecnologia do CNB/CF.

11h – Debates

12h – Encerramento do workshop

Sucessão e Inventário Extrajudicial – Teoria e Prática | 14h às 20h
Palestrante: Virginia Arrais

Oportunidade para renovação do conhecimento, capacitação, troca de experiências e interação entre colegas, profissionais e servidores públicos.

Para mais Informações: (62) 3941-5774 ou (62) 9 9908-5774.

Realização: CNB – Seção Goiás
Patrocínio: CNB – Conselho Federal
Organização: Anna Barros Eventos