O CNB/CF conversou com o novo presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Roraima (CNB/RR), Tiago Natari Vieira para conhecer melhor suas expectativas durante a gestão. No bate-papo, o presidente citou os desafios que os notariados roraimenses enfrentam atualmente e destacou que a plataforma e-Notariado receberá atenção especial em sua gestão. Segundo ele, a população precisa ter o devido conhecimento da plataforma para evitar deslocamentos desnecessários até os cartórios.
Tiago assumiu o mandato no lugar de Kennya Rosaly Lopes Távora e ficará à frente da gestão até 2026. O novo presidente do CNB/RR é o titular do Tabelionato São Luiz-RR, é pós-graduado em Proteção de Dados, pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito, em função social do direito com o tema: inconformismo da legitimação fundiária.
Acompanhe a entrevista:
CNB/CF – Parabéns pela eleição. Quais as expectativas para a nova gestão?
Tiago Natari Vieira – Ser eleito em uma seccional é uma obrigação que trará respeito ao Notariado brasileiro. Gostaríamos de que os notários de Roraima, principalmente, pela distância e dificuldades, sejam cada vez mais integrados às novidades e participantes ativos das ideias e atividades que vêm sendo desenvolvidas pelos notários dos grandes centros brasileiros. Levando nossas nuanças e trazendo novidades das práticas exercidas de estados maiores.
CNB/CF – Quais as prioridades e assuntos que serão destaque nesta gestão?
Tiago Natari Vieira – Principalmente, o nosso e-notariado. Desenvolvendo-o de modo estável, sadio e seguro.
CNB/CF – Qual o papel do e-Notariado e da prática online no desenvolvimento do notariado de Roraima?
Tiago Natari Vieira – Roraima é um Estado em desenvolvimento, com grande potencial no cenário brasileiro. Trazer e efetivar medidas digitais, notadamente, incrementar o uso dessas práticas na confecção de atos notariais, facilitará o acesso à segurança jurídica proporcionada pela prática notarial.
CNB/CF – Quais os principais desafios do Notariado do estado atualmente?
Tiago Natari Vieira – Acesso dos usuários a práticas digitais, com orientação à população roraimense como meio de facilidade e segurança jurídica.
CNB/CF – Como as novas atribuições notariais, a Reforma do CC e o Marco Legal das Garantias transformarão a atividade em RR?
Tiago Natari Vieira – Com o Marco Legal das Garantias haverá outras atribuições aos notários como forma de preservar e manter a secularização da atividade na sociedade. Sim, somos uma atividade secular que sempre optou pelo respeito, a profilaxia de resolução das situações sociais. Recebemos, de muito bom agrado, essa nova tarefa que será determinada pela nova legislação.
CNB/CF – Qual mensagem gostaria de enviar aos notários de Roraima e do Brasil?
Tiago Natari Vieira – Somos um grupo pequeno de notários, mas com muito conhecimento na área. Pois, todos somos concursados e passamos por análises profundas do nosso Tribunal de Justiça. Temos um Tribunal de Justiça, eficaz, atento e moderno. Seja nas práticas digitais ou na prestação jurisdicional de qualidade e eficiência. Desejo que, cada vez mais, demonstramos essas atribuições à população Roraimense e que, cada qual no seu papel, auxilie no pleno, seguro e humano desenvolvimento do Estado de Roraima.