Os deputados Hildo Rocha (PMDB-MA) e Izalci (PSDB-SF), que solicitaram a audiência, destacam que no Distrito Federal “tolerou-se por muito tempo a ocupação de terras de modo irregular, e que agora o atual governo tem feito uma repressão ostensiva às áreas ocupadas, levando aos moradores de diversos locais uma constante insegurança”.
Segundo os parlamentares, desde o ano de 1990, depois da consolidação dos condomínios, a população que reside nestas áreas começou a cobrar das autoridades locais a regularização fundiária, urbanística e ambiental das terras ocupadas. “Por ser de seu interesse, as comunidades se organizaram para pagar os estudos e levantamentos necessários à legalização dessas referidas áreas, mas não tiveram nenhum tipo de manifestação por parte dos órgãos competentes”, disse Rocha. “Por isso, é necessário promover um amplo debate para tentar encontrar uma solução definitiva para esta questão”, concluiu o deputado.
Convidados
Foram convidados para o debate:
– o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Roscoe Bessa;
– o superintendente do Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU/DF), Francisco Nilo Gonsalves Júnior;
– a diretora de Regularização Fundiária de Estado de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal, Denise Campos Gouvêia;
– a procuradora-geral do Distrito Federal Paola Aires Corrêa Lima;
– o assessor da presidência da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Reginaldo Vaz de Almeida; e
– a diretora-presidente da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Bruna Maria Peres Pinheiro da Silva.
A audiência ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, a partir das 10 horas.
Fonte: Irib