O CRECI-PI solicitou junto ao Conselho Nacional de Justiça a inclusão em pauta de julgamento do Procedimento de Controle Administrativo alusivo ao I Concurso Público para Outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais do Estado do Piauí. O concurso para tabeliãs dos cartórios teve início em 2013 e está paralisado na análise de títulos, a última fase do concurso.
Para Nogueira Neto, a situação dos cartórios da capital precisa passar por mudanças para atender de forma eficiente o mercado imobiliário de Teresina. “O setor imobiliário depende diretamente de um serviço de cartório eficiente. Os cartórios são responsáveis pelo registro da propriedade e de outros elementos importantes a respeito dos imóveis e é por meio deles que são legitimadas todas as transações imobiliárias. O mercado de Teresina cresceu e os cartórios existentes não estão conseguindo suprir a grande demanda do setor”, afirmou o presidente do CRECI-PI.
Durante a reunião, Norberto Campelo afirmou reconhecer a solicitação do CRECI-PI e afirmou que a análise de título é o que atrasa o resultado. O CREC-PI tem realizado visitas aos cartórios de Teresina para avaliar os serviços das instituições e se colocou à disposição para trabalhar junto à OAB-PI no processo de regularização dos cartórios do Estado.
Fonte: Cidade Verde