carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Des. Ricardo Dip palestrará na Real Academia de Jurisprudencia y Legislación

O desembargador presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Ricardo Henry Marques Dip, ministrará a palestra “Vallet, filósofo do Direito”, em Madri, na Espanha, no dia 20 de abril.
 
A apresentação faz parte da programação do seminário “Juan Vallet de Goytisolo, jurisconsulto total”, que ocorrerá na Real Academia de Jurisprudencia y Legislación em homenagem ao centenário do jurista, filósofo e doutor em Direito.
 
Juan Vallet de Goytisolo nasceu em 1917 e tornou-se notário aos 25 anos. Foi presidente da União Internacional do Notariado Latino entre 1978 e 1980 e escreveu diversos livros sobre o tema. É patrono da cadeira nº 23 da Academia Notarial Brasileira (ANB), ocupada pelo desembargador Ricardo Dip.
 
Na obra “A Função Notarial de Tipo Latino”, em um de seus trechos mais conhecidos, ele destaca: “se faltar a ciência ao notário, ele poderá funcionar mais ou menos perfeitamente. Se lhe faltar a experiência, seria muito mais difícil, mas ele adquiriria, pouco a pouco, e sempre poderia suprir a falta através do assessoramento dos seus companheiros mais antigos. Mas sem moral, sem a sua boa-fé, não seria possível a função notarial”.