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Dívidas protestadas em cartório registram alta de 25,2% no acumulado do ano, diz Boa Vista SCPC

O volume total de títulos protestados no país registrou alta de 25,2% no acumulado de 2015 (janeiro/15 a julho/15) na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Mantida a base de comparação, tanto os protestos de empresas quanto os de consumidores seguem a mesma tendência, 20,6% e 32,0%, respectivamente.
 
Na comparação interanual (julho/15 contra julho/14), os títulos protestados subiram 26,3%. Separando-os por consumidores e empresas os resultados foram de 39,4% e 19,1%, respectivamente.
 
Em relação ao mês anterior (julho/15 contra junho/15), o número de títulos protestados cresceu 12,8%. Para as empresas a alta foi de 13,6%, enquanto que os consumidores tiveram um acréscimo de 11,4%.
 
O valor médio dos títulos protestados para o mês de julho de 2015 foi de R$ 3.755, sendo R$ 2.027 para pessoas físicas e R$ 4.869 para as pessoas jurídicas. A tabela 1 mostra os dados citados.
 
Títulos protestados de empresas por regiões
 
Em julho de 2015, os títulos protestados de empresas representaram aproximadamente 60% do total dos protestos no país. A região Sudeste contribuiu com a maior parcela dos títulos protestados (50,6%), seguida das regiões Sul (23,7%), Nordeste (11,2%), Centro-Oeste (9,4%) e Norte (5,1%).
 
No acumulado de 2015, todas as regiões aumentaram, com destaque para o Sudeste que obteve a maior alta, de 26,6%. Na comparação interanual, o Nordeste foi a única região que registrou queda de 0,4%.
 
O maior valor médio dos títulos protestados em julho de 2015 foi na região Centro-Oeste (R$6.669), ante uma média nacional para pessoa jurídica de R$ 4.869. A tabela 2 mostra as variações nos protestos de títulos para as pessoas jurídicas entre as regiões do país para os diferentes períodos.
 
Nota metodológica
 
O indicador de títulos protestados mostra a evolução da quantidade de registros de débitos decorrentes de protestos de títulos, informados por cartórios de protestos no referido mês.
 
A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/titulos-protestados/
 
Sobre a Boa Vista SCPC
 
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
 
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
 
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC também opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
 
Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.

Fonte: SEGS