O XXV Congresso Notarial Brasileiro foi iniciado na manhã desta sexta-feira (10.11). O evento acontece no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF, e reúne notários e autoridades dos 27 estados da nação. O primeiro encontro do notariado brasileiro após a pandemia da Covid-19 promete muitas novidades, incluindo uma programação especial voltada a diferentes aspectos da atividade notarial.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes discursou na abertura. Segundo o magistrado, nos últimos anos temos visto o grande impacto da tecnologia nos serviços públicos, “e nos serviços notariais vemos o incremento nos atos eletrônicos. O serviço notarial cumpre um serviço fundamental, o da desjudicialização. Um ponto importantíssimo”, afirmou.
“O Brasil caminhou em um sentido de extrema judicialização, e não é nenhuma novidade que o sistema judicial está extremamente abarrotado. E não é não novidade para ninguém que estamos buscando formas de mudar isso, e o extrajudicial vem ajudando nesse sentido”, concluiu
A presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros, e o diretor do CNB/CF, Hércules Alexandre da Costa Benício, também estiveram presentes na mesa de abertura. Desde segunda-feira (06.11), notários representantes de 91 países participam de atividades e simpósios do Encontro Mundial do Notariado.
Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF (Fotos: Raul Spinassé)