O Cartório de Notas e Protesto de Títulos de Barra Velha possui uma rica e significativa história, marcada por eventos e personagens que contribuíram para sua consolidação. O registro mais antigo do cartório é uma escritura de compra e venda de imóvel, datada de 1927, quando a região ainda era parte do Distrito de São Pedro de Alcântara, no município de Paraty, Estado de Santa Catarina.
Entre 1988 e 2004, a tabeliã interina Djanira de Aguiar assumiu a serventia após a ida para o Ofício do Registro de Imóveis da Comarca, de seu esposo, o tabelião Thiago Aguiar, que foi um dos responsáveis pela instalação da nova comarca de Barra Velha. Com isso, o cartório começou a se estruturar de forma mais formal, até que, em 2004, a atual titular, Sandra Maria Romano Martinelli, foi aprovada em concurso público, tornando-se a primeira titular concursada do Tabelionato.
Sandra assumiu oficialmente suas funções em 22 de novembro de 2004 e, desde então, iniciou um processo de modernização e inovação nos serviços prestados. Na época, apenas o setor de protesto era informatizado, enquanto as escrituras e procurações eram digitadas em word, sem qualquer arquivo eletrônico do acervo. Para reverter essa situação, foi contratada uma empresa especializada em automação desde o primeiro dia de trabalho, permitindo uma transformação significativa na forma como os serviços eram realizados.
“As inovações são constantes e acompanham o avanço das tecnologias, sempre com o foco no bem-estar dos colaboradores”, afirma Sandra. “A gestão busca continuamente aprimorar os serviços prestados à sociedade, garantindo que todos estejam aptos a oferecer um atendimento de qualidade e eficiência.” Essa dedicação à modernização e ao conforto reflete o compromisso do cartório com a excelência no serviço notarial e registral.
O cartório atualmente é responsável por atividades de Notas e Protesto de Títulos e conta com uma equipe de 23 colaboradores, incluindo um tabelião substituto. As instalações ocupam um prédio de dois andares, onde no térreo estão os setores de balcão (reconhecimento de firmas e autenticação de documentos), procurações, protestos e o arquivo físico. No piso superior, encontram-se as salas dedicadas ao tabelião e à tabeliã, além de um setor específico para escrituras e outro para inventários e atas notariais.
O atendimento ao público é estruturado de maneira a otimizar o fluxo de trabalho e a satisfação dos usuários. Os serviços de escrituras estão segmentados, com atendentes que realizam o atendimento direto, além de setores responsáveis pelo gerenciamento de ITBIs e pela digitação e conferência de documentos. As instalações são projetadas para oferecer conforto tanto para os colaboradores quanto para os usuários, com amplos espaços, áreas limpas e adequadas. Os colaboradores dispõem de duas cozinhas, banheiros exclusivos e armários individuais para guardar seus pertences. Para os usuários, o cartório oferece água, café, wi-fi e um banheiro acessível.