carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Jornada e workshop abordam guarda compartilhada e alienação parental

Quais as consequências para a saúde mental dos filhos que tiveram a imagem de seu pai ou mãe destruída por um dos genitores? Profissionais do Direito e da Psicologia estarão reunidos em Londrina, nos próximos dias 6 e 7 de março, para debater o assunto na Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental eGuarda Compartilhada”. O nome é uma referência à peça de Eurípedes, em que a mãe Medeia, ferida por ter sido abandonada por Jasão, mata os próprios filhos.

A realização é da OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).
A abertura será no dia 6, às 18 horas, com o tema geral “Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?”  Já o tema do dia 7, a partir das 18h30, será “A atualidade da guarda compartilhada no Brasil” .

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (http://portal.crppr.org.br). Vários palestrantes farão abordagens sobre os temas das duas noites, conforme programação a seguir:

06 de março de 2018 (terça-feira)
“Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?”

18h – Abertura
18h20 – Especificidades da perícia psicológica em casos de alienação parental
Psic. Glícia Barbosa de Mattos (CRP-05/20414)

19h – Alienação parental: experiências na Vara de Família
Juíza Fabiana Ayres Leonel Bressan

20h – Falsas alegações de abuso sexual em casos de alienação parental
Psic. Tamara Dias Brocknhausen (CRP-06/73996)

20h40 – Alienação parental e a pós-modernidade
Psic. Maria Cristina Neiva de Carvalho (CRP-08/01397)

21h20 – Debate
Mediação: Psic. Julia Carolina Bosqui (CRP-08/11695)

07 de março de 2017 (quarta-feira)  

“A atualidade da guarda compartilhada no Brasil”

18h30 – O ideal é que sempre se privilegie a guarda compartilhada nos processos de divórcio?  
Juíza Angela Gimenez

19h20 – O psicanalista no Tribunal de Família: a criança e o instituto da guarda compartilhada
Psic. Sidney Kiyoshi Shine (CRP-06/18950)

20h40 – A afetividade e a responsabilidade parental no Direito de Família
Advogado Prof. Ricardo Calderón

21h30 – Debate
Mediação: Psic. Josani Campos Silva (CRP-08/11085)

Workshop

Com a vinda da psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro do Fórum de Direito de Família da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) GlíciaBarbosa de Mattos Brasil para a Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental eGuarda Compartilhada”, a OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) realizam em Londrina, no dia 7 março, o workshop “Alienação Parental, Guarda Compartilhada, Abuso Sexual e Perícias Psicológicas em Varas de Família e Infância”. Os trabalhos estarão sob o comando de GlíciaBrasil.

O workshop será realizado das 8h30 às 12h30. As inscrições custam R$ 70,00 e podem ser feitas pelo e-mail londrina@ibdfampr.com.br. As vagas são limitadas.

Fonte: Jornal União