A Corregedoria Geral da Justiça, órgão de cúpula do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lançará, no dia 17 de dezembro, às 15h, no salão do antigo Tribunal de Alçada Criminal, no 13º andar do Fórum João Mendes Júnior, o livro História da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo.
Produzida em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, foi concebida como uma forma de resgate da memória institucional do órgão correcional.
A obra conta com cerca de 260 páginas e será apresentada em formato de livro comemorativo, ricamente ilustrado por imagens das dependências da Corregedoria. Conta com descrição minuciosa das missões institucionais da Corregedoria, inclusive aquelas hauridas na contemporaneidade, de dados biográficos dos ex-corregedores e de depoimentos daqueles que comandaram o órgão censório e de membros de suas equipes de juízes assessores.
Num país pouco acostumado a render homenagens ao passado, pretende-se, com esta iniciativa, demonstrar que é imprescindível à evolução das instituições uma consciência amadurecida a respeito de sua narrativa histórica. Avançar, nesse sentido, ganha os contornos de um "caminhar para frente", impulsionado pelo acúmulo de experiências de décadas de existência.