carregando ...
logo-menu Notários

Livros sobre temas aprofundados para notários e registradores serão lançados no XXIV Congresso Notarial Brasileiro em agosto

O XXIV Congresso Notarial Brasileiro e a XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, que ocorre entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na Bahia, oferece uma programação completa com temas atuais de interesse dos notários, como o uso de tecnologia na atividade extrajudicial, a atuação no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e a discussão em torno da Lei Geral de Proteção de Dados. Em meio às palestras e painéis, duas obras dedicadas exclusivamente para os segmentos notarial e registral serão lançadas, no dia 30 de agosto, durante a programação do maior encontro notarial do país.

Os livros “Temas Aprofundados de Tabelionato de Notas” e “Temas Aprofundados de Registro Civil das Pessoas Naturais”, da editora JusPODIVM, foram organizados pelos coordenadores Martha El Debs, Izaias Gomes Ferro Júnior e Márcia Rosália Schwarzer. As obras abordam as principais questões que serão debatidas no evento. Juntamente ao lançamento de cada um, que reúne artigos de mais de 30 autores especializados, serão sorteadas uma edição de cada título para os participantes do Congresso Notarial. O sorteio ocorre no dia 30 de agosto, durante a programação, no Iberostar Bahia, e terá divulgação em nossas redes sociais.

O prefácio escrito pela corregedora-geral de Justiça da Bahia, desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, afirma que “o exercício desta importante função pública, exercida em caráter privado por notários e registradores, após rigoroso processo de seleção em concurso público, trouxe à Bahia profissionais do mais elevado conhecimento jurídico e prático e, sem qualquer sombra de dúvida, estão engrandecendo este Estado com o comprometimento demonstrado e disposição de encontrar soluções para muitas questões que precisam ser enfrentadas”.

Para a tabeliã de notas e registradora civil de pessoas naturais, autora e coordenadora dos artigos publicados, Márcia Rosália Schwarzer, os temas abordados são os mais variados e reforçam a importância social e histórica dos serviços extrajudiciais. “A importância da atividade notarial e registral é destaque em toda a sociedade, e o que se buscou nestas obras são reflexões e pesquisas de ‘cases’ na atuação dos notários e registradores, bem como sua importância, sua função social, os seus benefícios em meio ao mundo atual”, ressaltou.

Confira a lista de autores:

Tabelionato de Notas – Temas Aprofundados (2019)

Anderson Nogueira Guedes
Inês Virgínia Resende Dosea
Anthony Nunes Moreira
João Francisco Massoneto Junior
Bárbara Tailise Schwiderke
Jucélia Fátima Seidler
Carina Goulart da Silva
Letícia Oliveira Gherard de Alencar
Cláudia Carvalho da Silva e Souza
Liliane Oliveira Gherard de Alencar
Cláudio Roberto Alfredo de Sousa
Marcia Cristina Zavataro
Cléber Wendling Donel
Márcia Rosália Schwarzer
Daniel Pedro Schneider
Maria Celeste Tosta de Almeida
Ederson Roberto Lago
Nadja Reis da Silva
Guilherme Augusto Faccenda
Renato Oliveira Marsol

O Registro Civil das Pessoas Naturais – Temas Aprofundados (2019)

Ana Clara Amaral Arantes Boczar
Letícia Franco Maculan Assumpção
Anderson Mascarenhas Santos
Louise Teixeira Feitosa Barroso Soares
Camila Cristina Viel
Luciana Martinha Hardman da Silva
Carina Goulart da Silva
Luís Henrique Bolso
Carolina Almeida Vita
Márcia Rosália Schwarzer
Fabiane Santos da Silva
Maria Claudia Crespo Brauner
Guilherme Augusto Faccenda
Monalize Reus Serafim
Gustavo Faria Pereira
Roberta Corrêa Vaz de Mello
Inês Virgínia Resende Dosea
Tatiane Keunecke Brochado
Leonardo Campos Almada

Texto e edição: Ascom CNB/CF