carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Mantida substituição da delegatária do Cartório de Jacuípe (Alagoas)

 Durante a sessão extraordinária do Conselho Estadual da Magistratura, realizada na última sexta-feira (24), no Tribunal de Justiça de Alagoas, foi mantida, por unanimidade de votos, a substituição na delegação do Cartório de Notas de Jacuípe, após o desembargador Tutmés Airan relatar o recurso administrativo nº 73, interposto pela tabeliã interina do cartório, Cynara Rocha Loureiro e pela tabelião substituta, Cybele Rocha Loureiro.

Também participaram da sessão o presidente do TJ-AL, José Carlos Malta, o corregedor-geral da justiça, Alcides Gusmão e o desembargador Paulo Lima.
 
De acordo com o ofício encaminhado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL) em 2012, houve um crescente número de atos realizados entre os anos de 2009 e 2010 fora da sede do cartório. Foram solicitadas providências quanto à responsabilidade da tabeliã por incorrer na vedação do art. 9 da Lei nº 8935/94. Segundo usuários, o cartório não funcionava nos horários estabelecidos, visto que as tabeliãs residem em Maceió.
 
Em sua decisão, o desembargador Tutmés manteve o entendimento do corregedor-geral da justiça da época, desembargador James Magalhães de que as tabeliãs cometeram faltas, como a prática de atos notariais fora do município, visto que os atos de reconhecimento de firma eram, em sua maioria, realizados em Maceió.
 
A comissão responsável pela apuração das irregularidades sugeriu o nome do escrevente do Cartório de Jacuípe, José Fernando de Azevedo para a substituição.
Fonte : CGJ-AL