Campo Grande (MS) – Tabeliães de Notas do Estado do Mato Grosso do Sul se reuniram no último dia 12 de dezembro, em Campo Grande (MS), para oficializar a representatividade institucional do notariado estadual com a criação da Seccional do Mato Grosso do Sul do Colégio Notarial do Brasil (CNB-MS).
A Assembleia de criação, que contou com a presença de notários de diferentes regiões do Estado e do presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), Ubiratan Guimarães, elegeu Fábio Zonta Pereira, 7° Tabelião de Notas de Campo Grande (MS) como primeiro presidente da entidade, tendo como 1° vice, Luís Alberto Degani de Oliveira, 2° Tabelião de Notas de Dourados, e como 2° vice, Izaías Gomes Ferro, 6° Tabelião de Notas de Campo Grande, e um dos mais respeitados notários do Estado sul-mato-grossense.
Notários sul-mato-grossenses se reuniram com o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, na sede da Anoreg-MS
“Nossos primeiros focos serão adotar e incentivar iniciativas de modernização da função notarial, promover manifestações culturais que visem o aperfeiçoamento da instituição notarial, zelar pelo decoro profissional, pela maior eficácia dos serviços notariais e pelo cumprimento dos princípios de ética profissional, conferindo maior prestígio da classe”, disse Fábio Zonta ao assumir a presidência.
O presidente eleito do CNB-MS, Fábio Zonta Pereira (esq.) ao lado do presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães
Os notários sul-mato-grossenses se reuniram primeiramente na sede da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso do Sul (Anoreg-MS) e posteriormente na sede do 7° Tabelionato de Notas de Campo Grande, onde efetivaram a criação da Seccional. A nova diretoria do CNB-MS também realizou uma visita à Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (CGJ-MS), onde aproveitou o encontro com os juízes auxiliares César Castilho Marques e Simone Nakamatsu para apresentar a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), que terá início no próximo dia 2 de janeiro de 2013.
Reunião na sede da Anoreg-MS debateu a oficialização da criação do CNB-MS no Estado do Mato Grosso do Sul
Presente nas reuniões, após ter trabalhado intensamente para a concretização do CNB/MS, o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, manifestou sua alegria na ocasião. “Na esteira das transformações que têm ocorrido em nosso País, o notariado brasileiro está avançando a passos largos em busca de seu espaço institucional, superando obstáculos e – sobretudo – ressaltando a valorização da representatividade descentralizada, mas integrada nos mesmos ideais de respeito aos princípios informadores da atividade notarial”.
O presidente da Anoreg-MS, Marcelino Oliveira (dir.), conversa com o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, e o presidente eleito do CNB-MS, Fábio Zonta Pereira
“É muito importante termos uma representação institucional forte do notariado aqui no Mato Grosso do Sul, uma vez que há tempos atrás isso já ocorreu e acabou sendo abandonado”, disse o experiente Tabelião Izaías Gomes Ferro. “O notariado tem tido muitas novas conquistas nos últimos anos e esta revitalização do Colégio Notarial no Mato Grosso do Sul coroa este novo tempo notarial”, completou o Tabelião. “É importante termos uma representatividade específica do notariado, até por que existem demandas importantes a serem tratadas no âmbito notarial”, disse Ely Ayache, 3° Tabelião de Campo Grande (MS).
A existência de 128 Tabelionatos de Notas no Estado separados por grandes distâncias é o maior desafio para a nova diretoria, aponta Fábio Zonta Pereira, que desde fevereiro de 2012 responde pelo 7° Tabelionato de Notas de Campo Grande, tendo antes estado à frente do Tabelionato de Cassilândia (MS) no período de 2006 a 2012. “Em decorrência das cidades serem distantes umas das outras, às vezes em mais de 150 km, percebo que há uma ausência de intercâmbio de estudos sobre leis, projetos, bibliografias e tudo o que diga respeito à instituição notarial, e especialmente as que digam respeito ao documento eletrônico e à certificação digital”, disse Fábio Zonta.
Notários sul-mato-grossenses se reuniram na sede do Tabelionato Zonta, na cidade de Campo Grande, para oficializar o estatuto
“O Mato Grosso do Sul passa por um momento de transição, já vivido pela atividade notarial em outros Estados, com a instituição dos concursos públicos e a renovação de várias delegações”, disse Luís Alberto Degani de Oliveira, 1° vice-presidente do CNB-MS. “É importante estudarmos e valorizarmos a instituição notarial como ramo do Direito, constituída por profissionais competentes e preparados para atender as demandas da sociedade moderna”, completou Degani.
Fábio Zonta Pereira, sétimo Tabelião de Notas de Campo Grande (MS) e presidente eleito do CNB-MS
Entre as prerrogativas institucionais elencadas em seu estatuto o Colégio Notarial do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (CNB-MS) tem como objetivo congregar os Notários do Estado, divulgando os princípios e a doutrina da instituição notarial do tipo latino. Defenderá os interesses, direitos e prerrogativas de seus associados. Representará o notariado junto ao Poder Público, perante terceiros e em jornadas ou congressos especializados. E, finalmente, propugnará por posturas que elevem e resguardem a dignidade do notariado.
Veja abaixo a Diretoria eleita do Colégio Notarial do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (CNB-MS)
Presidente: Fábio Zonta Pereira – 7° Tabelionato de Campo Grande
1° Vice-presidente: Luís Alberto Degani de Oliveira – 2° Tabelionato de Dourados
2° Vice-presidente: Izaías Gomes Ferro – 6° Tabelionato de Campo Grande
Secretário: João Batista Perigolo – 2° Tabelionato de Sidrolândia
Tesoureiro: Ely Ayache – 3° Tabelionato de Campo Grande
Conselho Fiscal
Issao Ivy Hipolito Ishimoto – 2° Tabelionato de Nova Andradina
Lucas Alves do Valle Filho – 2° Tabelionato de Camapuã
Leonardo Garcia Vecchi – 3° Tabelionato de Paranaíba
Perla Lilian Delgado – Tabelionato de Iguatemi (Suplente)
Hélio Giugni de Oliveira – 8° Tabelionato de Campo Grande (Suplente)
Rodrigo Oppitz Alves – 2° Tabelionato de Maracajú
Conselho de Ética
Édio Amin – 2° Tabelionato de Cassilândia
Orlando Mascarenhas Garcia – Tabelionato de Costa Rica
Alceu Soares de Aguiar – 1° Tabelionato de Dourados
Nicholas Salles Fernandes Silva Torres – Tabelionato de Inocência (Suplente)
Júlio Lima de Almeida – 2° Tabelionato de Coxim (Suplente)
Rosa Miyasato Alves – Tabelionato de Bandeirantes (Suplente)