carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Projeto Lives Notariais do CNB/CF estreia com mais de 3 mil visualizações e apresentação prática do e-Notariado

Diretor de TI da entidade demonstrou o passo a passo para o credenciamento do tabelião como Autoridade Notarial na plataforma e-notariado.

 

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) realizou nesta segunda-feira (01.06), o primeiro encontro de seu projeto Lives Notariais para debater o Provimento nº 100/2020 da Corregedoria Nacional de Justiça. O encontro reuniu Rafael Depieri, assessor jurídico do CNB/CF, Renato Martini, consultor de TI do CNB/CF e Marcos de Paola, diretor de TI do CNB/CF, para demonstrarem o credenciamento do tabelião como Autoridade Notarial na plataforma e-Notariado, ambiente virtual necessário para realização de lavraturas por meio remoto.

Com transmissão ao vivo e simultânea, a Live contou com mais de 1.550 visualizações pelo canal oficial do CNB/CF no Youtube, 1.200 visualizações pelo perfil da entidade no Facebook e 700 visualizações pela conta no Instagram, somando mais de 3.450 visualizações em suas plataformas.

Rafael Depieri abriu a transmissão explicando que os diversos assuntos referentes ao Provimento 100/2020 serão apresentados ao longo de uma série de Lives já agendadas (clique aqui e confira a programação completa), ressaltando que o encontro do dia abordaria apenas o credenciamento do tabelião na plataforma e-Notariado como Autoridade Notarial.

O consultor Renato Martini prosseguiu com uma observação à estrutura do ambiente virtual onde os atos eletrônicos serão realizados, ressaltando sua necessidade e celeridade de implementação devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. “O e-Notariado é uma plataforma orientada ao serviço, organizada de forma modular a fim de replicar a atividade notarial do mundo físico, abrindo um novo canal de atendimento à classe como muitos segmentos têm feito, como a telemedicina, tornada realidade devido a crise de saúde que vivemos atualmente”, disse. Martini completou sua fala lembrando a importância das possibilidades que o Provimento 100 traz ao notariado brasileiro. “A normativa é flexível do ponto de vista técnico, o que permite também a democratização de certificações digitais para toda a população que, por meio de um tabelião, poderá emitir a sua sem custo algum, apenas com o valor do ato realizado”.

A transmissão continuou então com diretor de Tecnologia da Informação do CNB/CF, Marcos De Paola, que iniciou uma detalhada apresentação sobre o primeiro passo que um tabelião terá que realizar ao acessar a plataforma e-Notariado. “Começamos com requisitos técnicos básicos para a realização do cadastro do tabelião como Autoridade Notarial no ambiente virtual, que necessitará de um computador de mesa ou notebook, que possibilitará maior mobilidade ao notário, o leitor biométrico padrão encontrado em todo o Brasil e uma webcam para as videoconferências. A partir disso os tabeliães já podem começar todo o processo”, apontou.

A apresentação completa do passo-a-passo demonstrado por Marcos de Paola pode ser encontrada clicando aqui, assim como o vídeo explicativo sobre esta etapa, disponível clicando aqui.

Rafael Depieri encerrou a live ressaltando que a plataforma e-Notariado, como qualquer ambiente virtual, necessita dos diversos feedbacks das experiências que os tabeliães terão durante sua utilização. “Precisamos entender as necessidades e as dificuldades encontradas pelos usuários para sempre aprimorar as experiências que queremos oferecer”, disse o assessor jurídico do CNB/CF.

A transmissão na íntegra está disponível no canal oficial do CNB/CF no Youtube. Clique aqui e assista.

O projeto Lives Notariais, desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil, surge como forma de melhor integrar os tabeliães brasileiros às atuais normativas de atos eletrônicos, seus impactos na sociedade, o uso da plataforma e-Notariado e os aspectos teóricos e práticos da comunicação de atos ao Coaf.