carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Regional de Araçatuba

Boletim impresso e eletrônico, “Notas do Saber Prudencial” visa estimular debates e intercâmbio científico da doutrina notarial 

Com o objetivo de estimular os estudos entre os notários da Regional de Araçatuba, o delegado Marco Antonio Greco Bortz iniciou a publicação do material intitulado “Notas do Saber Prudencial” que é enviado em formato impresso aos Notários da região e via eletrônica aos demais delegados regionais.

Segundo Bortz, a idéia surgiu nas primeiras reuniões realizadas na regional assim que recebeu alguns livros de estudo notarial enviados pelo Colégio Notarial do Brasil – seção São Paulo (CNB-SP). “Nosso objetivo é causar uma provocação e estímulo aos estudos e ao intercâmbio científico entre os notários. O ponto central é o de provocar os debates, ou a deliberação, no sentido otimista do exercício do saber prudencial”, disse. “A deliberação consiste nos debates constantes entre os prudentes, tomado este termo não em seu sentido comum, para a formação de um juízo de valor que promova a melhor decisão quanto à prática dos atos notariais”, explicou o delegado. 

“Tenho recebido as edições do Notas do Saber Prudencial e estou gostando bastante pois tem nos ajudado com assuntos interessantes, é uma força a mais, além do apoio do CNB-SP. Todos os comentários que estão na publicação são muito importantes no nosso dia-dia”, disse o Tabelião de Valparaíso, Hélio Rodrigues Kosaki. 

A publicação não possui prazo para ser elaborada. Inicialmente seria quinzenalmente, mas segundo Bortz, as edições são elaboradas conforme a necessidade e oportunidade em prazo menor. O material é editado pelo próprio delegado e diagramado pela bibliotecária Débora Ribeiro, funcionária do Tabelionato de Mirandópolis. 

Para Marcelo Aparecido Rosa, Tabelião de Bilac a iniciativa é bem interessante e acima de tudo necessária para a região. “Os temas são atuais e de interesse da classe, abordando as necessidades e de certa maneira esclarecendo dúvidas, chegando mais perto dos cartórios que são pequenos. É muito bom ver que a classe está inovando e a atitude do Marco Bortz é louvável”, disse. 

O material está em seu 4º volume e já levou os seguintes temas para discussão: 

1º Volume: Notários e registradores para o século XXI

2º Volume: A função notarial como forma de prevenção de litígios 

3º Volume: Publicidade jurídica: primeiras linhas 

4º Volume: O paradigma da Independência jurídica dos registradores e dos notários 

Segundo Bortz, criador da publicação a fonte de inspiração para o título e o conteúdo do “Notas do Saber Prudencial” é a doutrina do desembargador Ricardo  Henry Marques Dip (teoria dos saberes jurídicos), fundada no realismo aristotélico e na filosofiatomista. 

*Em breve os arquivos estarão disponíveis no site CNB-SP 

Fonte: CNB SP