carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Reuniões em Buenos Aires marcam os 70 anos de fundação da UINL

Notários de todo o mundo estarão reunidos entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro na cidade de Buenos Aires, na Argentina, para as reuniões institucionais da Comissão de Assuntos Americanos (CAA) e da União Internacional do Notariado (UINL) que culminarão com as comemorações dos 70 anos de criação da entidade mundial da atividade notarial.

Entre os temas que serão tratados no encontro estão: apresentação do guia de "Boas práticas de prevenção de lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo no setor notarial"; votação para admissão do Notariado do Líbano; estudo da definição de ato notarial autêntico, documento preparado pelo Grupo de Trabalho "Acte Authentique"; e proposta de resolução da Comissão de Direitos Humanos sobre o papel do notário como prestador de apoio institucional à pessoa com deficiência.

Para o vice-presidente do CNB/CF, Filipe Andrade Lima Melo, é fundamental que o notariado brasileiro se mantenha informado sobre o que ocorre em outros países, especialmente naqueles mais desenvolvidos social e economicamente. “Nestes países, os notários costumam ter um papel social ainda mais relevante, contribuindo para um tráfego imobiliário mais simples e aportando outros grandes valores ao interesse coletivo, através, por exemplo, da prevenção à corrupção e à lavagem de dinheiro”, ressalta.
 
Segundo Melo, participar dos eventos internacionais é extremamente importante porque “o notariado brasileiro serve de exemplo para muitos outros países, que buscam espelhar o relevante trabalho que fizemos em temas como o dos divórcios e inventários extrajudiciais e, mais recentemente, da usucapião”, disse. “Aproveito para convocar os notários brasileiros, jovens ou experientes, a participarem dos eventos internacionais, contribuindo para os debates em grupos de trabalho e nas diversas comissões temáticas. Basta manifestar ao CNB seu interesse, porque há espaço para todos”, finalizou.
 
Programação
 Nos dias 27 e 28 de setembro, será realizada a 2ª Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), em Buenos Aires, na Argentina. Já nos dias 29 de setembro a 2 de outubro, o evento será dedicado às Reuniões Institucionais da UINL.
 
No primeiro dia, estão programados encontros da Comissão de Cooperação Notarial Internacional (CCNI), Comissão Consultiva (CC), formação dos grupos de trabalho, Comitê de Estratégia (CS), Conselho de Vigilância Financeira e Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio Internacional (ONPI).
 
No segundo dia, os participantes irão se reunir na Comissão de Seguro Social Notarial (CSSN), Comissão de Direitos Humanos (CDH), Comissão de Temas e Congressos (CTC), Comissão Deontologia Notarial (CDN), grupo de trabalho de titulação massiva, grupo de trabalho sobre participação com as organizações internacionais, grupo de trabalho referente as novas tecnologias, grupo de trabalho sobre luta contra lavagem de dinheiro, grupo de trabalho sobre ato autêntico, e também haverá reunião do Conselho de Direção da União.
 
Além disso, nos dias 1 e 2 de outubro, haverá a Assembleia do Conselho Geral da UINL, bem como a celebração dos 70 anos da União Internacional do Notariado.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa