carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Tabelionato de Bonfim, em Roraima, lavra seu primeiro ato notarial de forma eletrônica

Tabelionato de Bonfim, em Roraima, lavra seu primeiro ato notarial de forma eletrônica

Realizado no dia 7 de julho de 2020, o primeiro ato notarial do Estado de Roraima lavrou uma escritura pública de natureza declaratória. A videoconferência, feita por meio da plataforma e-Notariado, foi anunciada como o primeiro ato da serventia de Bonfim, mas logo identificado, também, como o primeiro do estado, reforçando sua importância histórica ao notariado roraimense.

Ivo Silva Coelho, o tabelião titular do cartório que lavrou o documento, vê os atos eletrônicos como algo fundamental para a continuidade da prestação dos serviços notariais: “No atual cenário de pandemia, estão permitindo a viabilização das atividades notariais sem o comprometimento das medidas restritivas necessárias à proteção da saúde. Já no cenário pós-pandêmico, os atos digitais contribuirão para a consecução dos anseios de modernização, celeridade e desburocratização dos serviços notariais”, disse.

Ivo ressalta que o público atendido pelo Cartório de Bonfim tem perfil bastante característico, já que os dois municípios sob a jurisdição da unidade, Bonfim e Normandia, possuem os seus territórios formados principalmente por terras destinadas à posse permanente de populações indígenas. “A nossa Unidade está instalada na sede do município de Bonfim, cidade localizada na linha de fronteira do Brasil com a República da Guiana [República da Guiana]”, explica.

“Em razão da integração cultural e econômica com a cidade guianense de Lethem, estima-se que quase metade da população da sede do município seja de guianenses ou descendentes que, em muitos casos, comunicam-se apenas em língua inglesa. Estas características, aliadas a desafios de ordem geográfica e econômica, tornam, por ora, a atividade notarial tímida na região”, diz ao explicar que, de toda forma, os clientes que costumam recorrer aos serviços oferecidos pelo Tabelionato de Notas têm “demonstrado grande entusiasmo” com a possiblidade de lavratura de instrumentos por meio eletrônico – inclusive como forma de contornar, em muitos casos, as dificuldades de acesso à sede do Cartório, em razão da extensão territorial dos dois municípios.

Outro ponto importante do desenvolvimento dos atos online no local é o certificado digital notarizado, que surge como importante ferramenta simplificada de identificação digital e recurso democratizante à população que não possui o modelo ICP-Brasil, além de estender os cadastros de identificação de clientes por todo o País, como lembra Ivo Coelho. “Este é um recurso muito relevante frente às novas exigências de implementação de procedimentos de compliance voltados ao cumprimento das políticas nacionais para a prevenção dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e  financiamento ao terrorismo”, conclui.