Até o dia 27 de novembro notários do mundo inteiro se reúnem para discutir assuntos de interesse da classe
A União Internacional do Notariado (UINL) deu sequência às reuniões institucionais da organização, nessa segunda-feira (25), no hotel Fairmont, em Jacarta, na Indonésia. Os encontros antecedem o 29º Congresso Internacional dos Notários, que será realizado entre os dias 27 a 30 de novembro, também na capital da Indonésia. Durante o segundo dia de evento, foi realizado o Comitê de Direção, dirigido pelo presidente da União, José Marqueño de Llano, e com a participação de representantes da Argentina, Áustria, Camarões, Porto Rico, Togo, Vietnam, França, Itália, Alemanha, Costa do Marfim, México, Ilhas Maurício, Montenegro, China, Croácia, Paraguai e Suíça.
Além disso, foram realizados grupos de trabalhos sobre segurança fundiária, que contou com membros do Camarões, Japão, Senegal, Vietnam, França, Alemanha, Itália, Honduras, Costa do Marfim, Mali, Líbano e Congo; parceria com organizações internacionais, com representantes do Japão, Porto Rico, Vietnam, França, Alemanha, Marrocos, e Itália; novas tecnologias com notários da Argentina, Áustria, Japão, Rússia, Vietnam, Hungria, França, Alemanha, Itália, Madagascar, Algéria, Canadá, Líbano, Romênia; luta contra a lavagem de dinheiro com a participação da Áustria, Japão, Letônia, Peru, Porto Rico, Espanha, México, Mali e Canadá; e ato autêntico com membros da Argentina, Japão, Hungria, Congo, França, Alemanha, Costa do Marfim, Ilhas Maurício, Líbano e Romênia.
Os grupos de trabalho participam da implementação do plano de ação da União, especialmente nos campos da titulação, parcerias com organizações internacionais e rede notarial.
Confira a opinião dos participantes sobre o evento
“O evento é muito útil e está sendo muito bom unir os notários como uma forma de poder defender todos e deixar as melhores incumbências para poder representar de uma maneira mais organizada o notariado em nível mundial”, Martin Jaime Giralt Font, notário na Argentina.
“A importância de participar deste evento é a diversificação de países presentes e poder conhecer as suas leis”, Marie Louise Mawafo Fonkoua, notária em Camarões.
“Participar do evento é importante para conhecer as experiências dos outros notários”, Alioune Ka, notário no Senegal.
“É um momento de reflexão e de amizade entre os notários do mundo todo”, Fatou Mballo Thiam, notária no Senegal.
“O evento é importante porque nós temos muitos países, muitos notários e podemos trocar todas as nossas experiências”, Aida Diagne, notária no Senegal.
“A importância em participar do evento é que a União Internacional do Notariado está tomando decisões sobre o futuro. Esse Congresso é especial porque haverá as eleições e decidirá quem irá presidir a UINL nos próximos três anos e os três candidatos são da América”, Roberto Escobar, notário no Paraguai.
29º Congresso Notarial
Durante o 29º Congresso Internacional de Notários, que será realizado em Jacarta, na Indonésia, entre os dias 27 e 30 de novembro, serão abordados temas de extrema relevância aos notários de todo o mundo.
Para os debates, o evento foi dividido em dois temas: o primeiro, sobre a validade dos princípios notariais no século atual; o segundo, voltado para o notário e a pessoa natural.
Fonte: Departamento Internacional do Colégio Notarial do Brasil