A programação do ciclo teve início com a palestra “Regularização Fundiária”, com Thiago Aires Estrela, presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC-MA) e tabelião registrador do cartório de Alto Alegre do Pindaré.
Para o palestrante, a formalidade excessiva dificulta o acolhimento de uma eficiente regularização fundiária. "Um cadastro real informatizado, estudos topográficos mais confiáveis e qualidade nas demarcações são passos iniciais necessários para encararmos o problema ", ressaltou Thiago.
CENTRAL – Às 11h, haverá o lançamento da Central Única dos Cartórios do Maranhão, com a participação da Corregedoria. À tarde, a programação será reiniciada com a palestra “Da Responsabilidade Disciplinar dos Notários e Registradores”, com o desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que encerra o evento.
A “Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados”, que engloba a “Central de Registro de Imóveis”, possibilitará aos usuários o intercâmbio de documentos eletrônicos e de informações entre os cartórios, o Poder Judiciário, a administração pública e o público em geral; a recepção e o envio de títulos em formato eletrônico; a expedição de certidões de nascimento, óbito e casamento e a prestação de informações em formato eletrônico; dentre outros serviços, via internet.
O ciclo, promovido pela Associação dos titulares de Cartórios (ATC-MA) e pela Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI), é aberto aos associados da ATC-MA, funcionários dos associados e estudantes. Interessados podem se inscrever até o dia 17 de junho, data do evento, pelo e-mail eventosatcma@gmail.com
Fonte: TJ-MA