Na manhã desta quarta-feira, 16 de abril de 2012, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, acompanhado do corregedor-geral da Justiça, desembargador Miguel Monico, e do presidente do comitê de segurança do Judiciário, desembargador Gilberto Barbosa, estiveram na Assembleia Legislativa de Rondônia para entregar ao presidente daquela Casa, deputado Hermínio Coelho, três projetos de lei, que tratam da reestruturação dos cartórios extrajudiciais.
Durante o encontro, que contou também com a participação dos juízes auxiliares da presidência do TJRO, Edenir Albuquerque e Úrsula Theodoro, e do juiz auxiliar da corregedoria, Rinaldo Forti, o presidente do Tribunal de Justiça destacou aos parlamentares presentes a importância dessa reestruturação nas serventias, tanto na Capital como no interior do Estado. "Com novos cartórios, a população contará com um serviço mais célere. Portanto, assim que a Assembleia aprovar nossa mensagem e o governador sancionar, publicaremos o edital do certame, ainda este ano", explicou.
Relação harmônica
Ainda no encontro, o presidente do TJRO fez questão de lembrar a harmonia entre os poderes. Disse que ao assumir a presidência fez visitas aos representantes de outros poderes e instituições, com o objetivo de estreitar ainda mais os laços de parceria e cooperação. "Sempre visamos o bem estar da sociedade, por meio da boa prestação jurisdicional. Por esta razão, procuramos fazer uma boa administração voltada para que a nossa justiça seja aperfeiçoada e melhorada em diversos sentidos".
Homenagem
O presidente do Tribunal de Justiça recebeu uma homenagem proposta pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e aprovada pela Assembleia, em relação aos relevantes serviços prestados pelo Judiciário Estadual e ao povo rondoniense durante os 30 anos de instalação. Uma placa com a inscrição "Voto de Louvor" foi entregue pelo parlamentar ao desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
Para o representante máximo do Poder Judiciário estadual, a homenagem reconhece também o trabalho profícuo de todos que atuam no âmbito da justiça rondoniense, tanto como magistrado ou servidor. "Para nós, é algo significativo, pois representa a valoração de cada um, dentro da estrutura judiciária".
Roosevelt Costa concluiu sua manifestação em agradecimento à homenagem feita pela Assembleia ao Tribunal lembrando dos 30 anos de magistratura rondoniense. "É com muito orgulho que faço parte dessa história, pois sou da primeira turma do concurso de juízes. Recordo-me que, em 15 de novembro de 1982, o Poder Judiciário, por meio de um trabalho executado pelos juízes, investidos pela lei, como presidentes, deram posse a mesa diretora das Câmaras e a partir de então nascia as Câmaras de Vereadores. Concomitante a elas, também vieram a posse dos novos deputados estaduais, empossados pelo presidente do TRE-RO, numa demonstração única de união em prol do crescimento e engrandecimento de Rondônia, e mais, como Poder Legislativo consolidava o Estado".