Foi instituído, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins o Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais – GISE, por meio da Resolução nº 13/2011, como ferramenta eletrônica de monitoramento dos atos praticados pelas serventias extrajudiciais, interligando-as com a Corregedoria-Geral da Justiça.
O novo sistema foi idealizado com o objetivo de oferecer maior segurança e agilidade aos procedimentos de orientação e fiscalização do Órgão.
Integrante ao Plano de Gestão 2011/2012 da CGJUS/TO, o sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação, após criterioso estudo nos sistemas aplicados nos demais Estados.
A Corregedora-Geral da Justiça no Tocantins, Desembargadora Ângela Prudente, por meio do Provimento 008/2011, publicado no Diário da Justiça desta data (06/10), determinou que a partir do dia 1º de dezembro de 2011 será obrigatória a utilização do sistema pelas serventias extrajudiciais no âmbito da Comarca de Palmas e nas demais comarcas a partir de 1º de fevereiro de 2012.
O treinamento para os notários e registradores para a utilização do sistema terá início no próximo dia 08/10/2011.
Além dos benefícios mencionados, o meio ambiente também será preservado com a implantação do Sistema-GISE, pois segundo estimativa da Divisão de Inspetoria, Fiscalização e Informática da Corregedoria, mais de 5.000 folhas de papel chegam mensalmente no Órgão, em razão da obrigatoriedade do envio dos mapas estatísticos pelas serventias, que passa a ser virtual.
Fonte: Site do TJ TO