carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Universidade Internacional do Notariado realiza seminário de encerramento

Universidade Internacional do Notariado realiza seminário de encerramento

“No papel ou no meio eletrônico: a atividade notarial autêntica é única e indivisível”. Uma retrospectiva dos seminários de encerramento da Universidade Internacional do Notariado de 2021

O encerramento do Universidade Internacional do Notariado, “Jean-Paul Decorps”, ocorreu na forma de dois seminários de conclusão dos trabalhos iniciados há quatro meses.

A edição de 2021, realizada de forma virtual, contou com a participação ativa de 91 alunos de 33 países de todos os continentes, incluindo o Brasil, em torno do tradicional corpo docente liderado pelo diretor acadêmico, Thierry Vachon (França) em conjunto da presidente da UINL, Cristina Armella, coordenadora do módulo “Família” do curso, da professora do Québec, Christine Morin, coordenadora do módulo “Pessoas”, do professor francês, Michel Grimaldi, coordenador do módulo “Sucessões” e do professor belga, Luc Weyts, coordenador do módulo “Estate”. Presidente da UINL, Not. Dra. Cristina N. ARMELLA para o módulo “Família”.

Ao programa acadêmico foram acrescentadas duas conferências temáticas, uma coordenada pelo presidente Honorário Jean-Paul Decorps, fundador da Universidade, sobre a utilidade social do notário e a outra do presidente do grupo de trabalho da UINL sobre “Utilização de Novas Tecnologias”, Carlo Alberto Marcoz. Durante a sua intervenção, este último apresentou aos participantes o “Decálogo” contendo as diretrizes para autenticação remota estabelecidas pela UINL.

Os participantes da Universidade estudaram trienalmente o tema “O notário, protagonista da segurança jurídica do Direito civil: Proteção do cidadão – Proteção da sociedade” com enfoque na “função notarial e o instrumento autêntico notarial em contexto digital . “

Cada participante teve de responder ao questionário do professor do seu módulo por escrito e porvídeo, exercício “permite a estes jovens notários apreenderem melhor as apresentações públicas e os formatos curtos na sua carreira profissional” segunda presidente da UINL, Cristina Armella.

Os quatro módulos trabalharam primeiro independentemente um do outro, reunindo-se em workshops intermediários com seu professor, antes de apresentarem suas respectivas conclusões a todos os participantes durante as sessões de encerramento. 

Passaram-se décadas desde que o Notariado assumiu a questão das novas tecnologias (…) A quarentana experimentada em todo o mundo têm sido a ignição da implementação de soluções notariais digitais ” observou o diretor acadêmico, Thierry Vachon, antes de ressaltar que, qualquer que seja o seu suporte, “em papel ou por meio eletrônico: a tividade notarial autêntica é única e indivisível ” reafirmando assim que não há grau de valor nos instrumentos notariais tradicionais ou online.

Por fim, a Presidente da UINL, Cristina Armella, encerrou oficialmente a Edição 2021, expressando a sua grande satisfação por ver a Universidade crescer apesar das dificuldades do último ano. Em seu discurso citou Leitmotiv, “inovar sem perder a nossa essência ” ao falar sobre as mais recentes integrações do notariado ao ambiente eletrônico. Por fim manifestou seu desejo de reencontrar todos os participantes para a apresentação dos três anos de trabalho da Universidade no próximo Congresso trienal da UINL no México em novembro de 2022.