Na próxima quarta-feira, 19 de agosto, em Porto de Galinhas, Pernambuco, será inaugurado um dos mais importantes eventos dirigidos à classe notarial: o XVI Congresso Notarial Brasileiro.
O evento, que terá como tema central: Segurança jurídica notarial: colaboração com o Estado frente aos novos desafios da sociedade e realização de direitos do cidadão, reunirá notários de todo o Brasil em torno de discussões e palestras de interesse de todo profissional da área. “É o evento anual de maior importância do setor, para os notários em especial”, afirma José Flávio Bueno Fischer, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal. “Este será um momento de reflexão sobre a atividade, de congraçamento entre colegas de todo Brasil, e de discussões da maior relevância para a profissão, tanto no aspecto técnico-jurídico como administrativo e gerencial, além das questões institucionais”, completa Fischer.
No comando deste encontro de extrema relevância, estarão palestrantes de peso no cenário nacional e internacional, todos empenhados em trazer novas perspectivas para a atividade notarial e fomentar discussões. “Os participantes vão encontrar muita qualidade, organização, desafios e provocações, além de esclarecimentos a respeito do dia-a-dia dos tabelionatos e espaço para as manifestações abertas e democráticas para todos”, explica Fischer.
O 7º tabelião de Notas de Curitiba, Ângelo Volpi Neto, lembra que um congresso é sempre uma ótima oportunidade para se aprender com os colegas e palestrantes. “Volta-se para casa com a sensação de ter cursado um ano inteiro de estudos sobre nossa profissão”, diz Volpi. A escolha dos assuntos que serão abordados no congresso foi minuciosa, “Os temas foram escolhidos em nosso grupo na internet. São mais de 1000 colegas debatendo diariamente nossos problemas. Portanto, os participantes vão ter respostas para seus problemas, angústias e dúvidas”, completa Volpi.
Se você ainda não fez sua inscrição, entre em contato com o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal: Telefone/Fax – (61) 3323-4683/3323-1315, ou pelo site https://www.notariado.org.br/congresso2009/hotsite/
Confira abaixo a lista de palestrantes do evento e não perca esta oportunidade de atualizar seus conhecimentos:
Ministro José Augusto Delgado – palestra magna A ATIVIDADE NOTARIAL E A JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA
Advogada e notária. Presidente da Academia Notarial Americana. Doutora em Direito Notarial pela Universidade Notarial Argentina.
Presidente da União Internacional do Notariado e Doutor em Direito.
Notário em Curitiba, professor, membro do Conselho Permanente da UINL
Advogado, especialista em Direito Tributário
Tabelião do 7º ofício de notas do Recife, e Diretor do CNB
Tabelião em Novo Hamburgo, RS. Especialista em Direito Civil pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) – São Leopoldo – RS. Professor de Direito Notarial e Registral. Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal e Vice-Presidente da UINL para a América do Sul.
Tabelião de Notas de Canela (RS), especialista em direito registral imobiliário.
2° Tabelião de Protesto de Porto Alegre, participante de diversas associações de classe notariais. Diretor de Protestos do CNB. Desde 1996 é Vice-Presidente do Instituto Internacional de História do Notariado, com sede em Paris, sendo Conselheiro da UINL
Titular do Serviço Notarial e Registral de Pelotas/RS, desde 1975, abrangendo Protesto de Títulos; Registro Civil de Pessoas Jurídicas; e Registro de Títulos e Documentos
Advogada, Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, professora de Direito Civil, Coordenadora da Especialização em Direito Notarial e Registral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Tabelião de Notas do 2° Tabelionato de Porto Alegre/RS, Presidente do Colégio Notarial do Brasil-Secção RS, 2° Vice-Presidente do Colégio Notarial do Brasil-Conselho Federal, e Diretor da Associação dos Notários e Registradores do Alto Uruguai e Missões/RA
Tabeliao de Mirandópolis, SP; Delegado Regional de Araçatuba do CNB/SP; Coordenador da Revista de Direito Notarial (RDN).
Tabelião do 26º Tabelionato de Notas de São Paulo. Formado em Direito e Jornalismo, é especialista em Direito Empresarial. Vice-presidente do CNBPrev, Fundo de Previdência, membro do ONPI – Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio Internacional e da Comissão de Informática e Segurança Juridica da União Internacional do Notariado.
Professor do curso de engenharia industrial e do mestrado em Qualidade Ambiental do Centro Universitário FEEVALE, consultor da Fundaçao de Resíduos Industriais da ACI de Sao Leopoldo e da Fundaçao Desenvolvimento Ambiental da ACI de Novo Hamburgo.
Secretário de Reforma do Judiciário – Ministério da Justiça
Professor de Direito Civil e de Direito Constitucional aplicado na Universidade da Amazônia – UNAMA e na Universidade Federal do Pará – UFPa. Membro fundador e Dioretor do Colégio Notarial do Brasil.
A Segurança jurídica notarial: colaboração com o Estado frente aos novos desafios da sociedade e realização de direitos do cidadão – é o tema central do XVI Congresso Notarial Brasileiro. O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto em Porto de Galinhas, Pernambuco.
Notários e registradores de todo o país estarão presentes nos três dias do encontro, que promete apresentações do cenário profissional e inúmeros debates sobre os rumos da atividade. O foco será na discussão sobre a segurança jurídica, inerente a prestação dos serviços notariais e registrais, especialmente pelo ambiente de incertezas criado pela crise financeira e o ambiente eletrônico.
Este ano o Congresso apresenta duas novidades especiais: os Painéis Temáticos e as Rodas de Diálogo. Durante os painéis serão feitas apresentações de experiências implementadas, análises de dificuldades, soluções e escolhas que suportam a gestão de tabelionatos e registros comprometidos com o desenvolvimento da segurança jurídica e a responsabilidade sócio-ambiental. Já as Rodas de Diálogo serão desenvolvidas a partir de uma dinâmica informal e flexível, com base nas reflexões resultantes dos painéis, para gerar diálogos colaborativos entre os participantes.
Essa troca de conhecimento em ação conjunta proporcionará respostas a muitas perguntas significativas sobre assuntos relacionados com a temática do congresso.
Faça aqui sua inscrição.