carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

12/09/2022 – Diretoria do CNB/MG ministra palestra sobre o e-Notariado no Conselho Jurídico do Sinduscon-MG

Eduardo Calais e Alberto Soares falaram das inovações tecnológicas do e-Notariado que facilitam a autenticação de documentos

No dia 9 de setembro, o vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), Eduardo Calais, e o também membro da diretoria do CNB/MG, Alberto Soares, palestraram sobre E-notariado – Inovações Tecnológicas na Lavratura de Escrituras Públicas e Contratos Imobiliários em evento realizado pelo Conselho Jurídico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Sinduscon-MG, na capital mineira.

Diana Nacur, presidente do Conselho Jurídico do Sinduscon-MG, ressaltou a importância de receber os membros da diretoria do CNB/MG na sede do sindicato. “Hoje temos a presença do Eduardo Calais e Alberto Soares para falar sobre o e-Notariado, que é uma plataforma nova, de extrema utilidade e importância para todos que atuamos no mercado imobiliário e que ainda é desconhecida é muito importante e valiosa”.

Eduardo iniciou a conversa falando sobre as facilidades de resolver questões determinadas pelo meio virtual. “A plataforma atende seus usuários de forma eficaz, célere e principalmente, mantém a segurança jurídica e fé pública dos atos”.

Por sua vez, Alberto explicou como é o fluxo de assinatura, o módulo da plataforma que gerencia os atos notariais que necessitam de assinaturas eletrônicas e fez a demonstração ao vivo de como fazer a autenticação de documento pelo e-Notariado. “Dentro desse módulo existem outros blocos: emissão de traslado e certidão de ano notarial físico, termo de reconhecimento de firma por autenticidade, escritura e procuração e reconhecimento de assinatura eletrônica em documentos digitais, o e-Not Assina”.

Ainda sobre o tema, Eduardo pontuou que “é preciso lembrar que o documento autenticado digitalmente só é válido se estiver no digital, ele perde o valor se for impresso”.

Durante a palestra, Alberto também fez a simulação ao vivo do processo eletrônico de lavratura da escritura pública híbrida de compra e venda de imóveis e requerimento de averbação de demolição pelo e-Not Assina.

“A constatação de assinatura eletrônica aposta em documento particular por meio do e-Notariado, com a utilização do certificado digital notarizado, garante a segurança jurídica na identificação dos assinantes de um documento”, afirma.

Por fim, o presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, se mostrou satisfeito pela palestra e ressaltou que o ambiente do Conselho Jurídico tem o propósito de levar informações, de trazer temas para debates, novidades e dificuldades jurídicas do mercado imobiliário e da construção civil . “O Conselho está conseguindo fazer o seu papel de interagir com as entidades, com a sociedade, com os advogados e essa relação com os notários é fundamental. Fiquei muito impressionado pelo que eu vi aqui sobre os avanços nos processos digitais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/MG