carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/CF realiza Caravana Notarial durante Encontro Notarial Mineiro

CNB/CF realiza Caravana Notarial durante Encontro Notarial Mineiro

Terceira edição da Caravana Notarial aconteceu durante o último dia de apresentações de evento em Tiradentes/MG

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal realizou neste sábado (09/04) a terceira edição da Caravana Notarial, projeto que leva as melhores práticas, experiências, passo a passos e tira dúvidas sobre a utilização da plataforma e-Notariado. As apresentações aconteceram durante o último dia do Encontro Notarial Mineiro, congresso organizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais em Tiradentes/MG.

A presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, abriu a Caravana ao falar sobre a importância da realização de atos online e da presença do ambiente digital do notariado, ainda mais após a pandemia. Para a presidente, transpor o atendimento físico em uma alternativa digital é não apenas um movimento natural de profissionais nos dias atuais, como uma responsabilidade do tabelião ao atender uma demanda social. “Não devemos ter medo das mudanças e das inovações”.

“Nós reafirmamos a relevância do notariado com o e-Notariado e continuaremos mostrando a importância de um bom atendimento também no mundo virtual”, disse ao também citar alguns dos números e dados sobre a realização de atos pelos cartórios mineiros ao longo dos últimos dois anos. “Minas Gerais é um dos braços mais fortes do notariado no Brasil e uma região de extrema importância. Atualmente 27% dos cartórios mineiros já realizaram atos digitais e trabalhamos para que este número esteja acima de 90%”, disse. O notariado mineiro também já realizou mais de 30 mil atos protocolares online (escrituras e procurações) e emitiram mais de 28 mil Certificados Digitais Notarizados.

Apresentações técnicas

Coube ao assessor jurídico do CNB/CF, Rafael Depieri, detalhar algumas das principais passagens do Provimento nº 100 aos tabeliães, substitutos e prepostos presentes. Depieri reforçou alguns dos principais conceitos de territorialidade impostos pelo texto que regulamenta a prática notarial eletrônica, comentou detalhes sobre o translado de documentos digitais e tirou algumas das dúvidas mais frequentes recebidas pela equipe de suporte do CNB/CF.

O diretor de Tecnologia do CNB/CF, Marcos de Paola, realizou uma demonstração do passo a passo para a realização de atos online, com telas explicativas sobre o fluxo de assinaturas para tabeliães e clientes, assim como reforçou dicas e detalhes técnicos sobre cada módulo do e-Notariado, incluindo os atos protocolares e os extra protocolares, como módulo de Autorização Eletrônica de Viagem e Autenticação de Documentos Digitais.

O consultor de Tecnologia do CNB/CF, Renato Martini, demonstrou as melhores práticas para a emissão de Certificados Digitais Notarizados, assim como explicou o uso da consulta à base de dados do Denatran que, em breve, receberá o complemento da base de dados do TSE, estruturando os cadastros de clientes do notariado como um dos mais completos do país, impulsionando o combate à lavagem de dinheiro e auxiliando notários de todo o país a manterem a segurança jurídica na identificação das partes.

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal agradece o importante espaço do Encontro Notarial Mineiro cedido pelo CNB de Minas Gerais e aguarda os tabeliães paulistas na quarta edição da Caravana Notarial, que acontecerá em São Paulo/SP, no dia 7 de maio.