carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Notariado do Brasil recebe visita virtual da diretoria da UINL e da CAAm

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) participou nesta quinta-feira (23/04) de uma reunião virtual com membros da União Internacional do Notariado (UINL) e da Comissão de Assuntos Americanos (CAA) para tratar das ações notariais neste momento de pandemia, em especial sobre a possibilidade de realização de atos notariais em meio eletrônico, que vem sendo desenvolvida pelo Conselho Federal.

Via aplicativo Zoom, a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros integrou o encontro no qual estiveram presentes os presidentes da UINL, Cristina Armella, e da CAA, David Figueroa Marquez, além de membros da diretoria das duas entidades internacionais do sistema notarial latino.

O encontro debateu o panorama atual da situação no Brasil, os trâmites relacionados à realização do ato notarial à distância, assim como a atual conjuntura dos demais países do mundo que buscam opções para manter intacta a qualificação notarial e a identificação das partes contratantes. “Os membros da UINL estão realizando visitas virtuais a todos os países membros e procuraram se informar a respeito dos trâmites no Brasil e como os notários brasileiros estão atendendo a população neste momento de pandemia”, disse.

Os órgãos internacionais do notariado mundial se colocaram à disposição do Brasil em caso de necessidade, assim como solicitaram que quando houver regulamentação do tema em âmbito mundial, o Brasil remeta a normatização a ambas as entidades.