carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Congresso Paulista apresenta Painel sobre a nova atribuição do Correspondente Imobiliário Notarial

Recente novidade permitirá que uma série de serviços relacionados ao financiamento imobiliário sejam realizados nos Tabelionatos de Notas paulistas

Durante o XXII Congresso Paulista de Direito Notarial, promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/CF), na cidade de Campos do Jordão, o painel “Correspondente Imobiliário Notarial” apresentou o novo serviço que poderá ser oferecido nos Tabelionatos paulistas.

A mesa que debateu o tema foi composta pelo presidente do CNB/SP, Daniel Paes de Almeida, pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Josué Modesto Passos, pela diretora do CNB/SP, Ana Paula Frontini, pelo representante do Banco Bradesco, Elder Carlos de Carvalho, e pelo assessor jurídico do CNB/SP Rafael Depieri.

Ao falar sobre a iniciativa, o presidente ressaltou que a conquista é um marco na atividade, e se houver empenho e trabalho com maestria, será uma grande revolução na atividade notarial. “Voltaremos a ser um grande protagonista do mercado imobiliário. Vamos nos dedicar e colocar esse projeto maravilhoso de pé”, disse.

Ana Paula Frontini, diretora do CNB/SP, explicou que a ideia do Correspondente Imobiliário Notarial vem ao encontro de uma omissão e de uma perda para o notariado, que é o financiamento bancário. “Esses instrumentos não serem feitos pelo notariado sempre nos incomodou e essa ideia foi o primeiro passo para reverter essa história”, disse a diretora, que destacou a atuação da atual gestão da entidade. “É uma conduta limpa, querendo sempre que as nossas novas atribuições e desafios nunca interfiram com as outras atividades”, finalizou.

Também presente ao evento, a representante do Banco Bradesco, Maria Cristina, explicou que o Correspondente Imobiliário Notarial terá o papel de atender ao cliente, auxiliando em todas as suas dúvidas, proporcionando segurança e atenção na contratação do crédito imobiliário, bem como no preenchimento de formulários, fazendo com que o processo sequencie de forma mais ágil.

Desta forma, o correspondente notarial enviará ao banco a consulta de crédito e indicação da operação. Após a pré-aprovação de crédito, o sistema liberará o preenchimento dos dados do imóvel e upload da documentação. Em seguida, o laudo é inserido no sistema do banco, que começa o upload da documentação para análise jurídica. O retorno da análise de crédito é em até uma hora.Após término da análise jurídica, o contrato é formalizado e pode ser assinado. A liberação do recurso é efetuada em até 48 horas.

Na ocasião, o presidente Daniel Paes de Almeida assinou o a parceria que permitirá que os notários paulistas atuem como correspondente do banco Bradesco, e agora um novo acordo será enviado para homologação pela Corregedoria da Justiça de São Paulo para que, em seguida, os notários possam se credenciar para iniciar sua atuação nesta nova atribuição.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNB/CF